
Um mergulhador, de 42 anos, morreu ao final da manhã de ontem, 5 de julho, enquanto, alegadamente, praticava a atividade de mergulho, ao largo do Cabo Espichel, em Sesimbra.
Segundo a nota emitida este domingo pela Autoridade Marítima Nacional, desconhecem-se as causas na origem da ocorrência.
O alerta foi recebido pelas 11h18, e ao porto de Sesimbra deslocaram-se elementos do Comando Local da Polícia Marítima de Setúbal, da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do INEM e dos Bombeiros Voluntários de Sesimbra.
«À chegada ao porto constatou-se que uma embarcação marítimo-turística de apoio ao mergulho, que se encontrava nas proximidades, tinha efetuado o transporte da vítima para o porto de Sesimbra, tendo os elementos da VMER efetuado manobras de reanimação, não tendo sido possível reverter a situação.»
Ainda segundo a AMN, o óbito foi declarado no porto de Sesimbra pelo médico da VMER, tendo o corpo sido posteriormente transportado para o Instituto de Medicina Legal de Setúbal pelos Bombeiros Voluntários de Sesimbra, após autorização do Ministério Público.
O Gabinete de Psicologia da Polícia Marítima foi ativado e encontra-se a prestar apoio aos familiares da vítima.
O Comando Local da Polícia Marítima de Setúbal tomou conta da ocorrência, tendo todo o material de mergulho sido apreendido como medida cautelar.