
O Centro de Inovação Social da Fundação Eugénio de Almeida, em Évora, vai acolher, entre os dias 16 e 18 de maio, o Techstars Startup Weekend, considerado o maior evento de empreendedorismo de base a nível mundial.
Organizado em parceria com a 351 Associação Portuguesa de Startups, o evento tem como objetivo fomentar a criação de startups através de um programa intensivo de 54 horas. Durante três dias, os participantes serão desafiados a desenvolver ideias de negócio, criar modelos sustentáveis, validar soluções e apresentar projetos inovadores, com o apoio de mentores, especialistas e investidores.
Aberto à comunidade em geral, empresários e empreendedores sociais, o evento visa capacitar os participantes com ferramentas práticas e promover a criação de redes de contacto no ecossistema empreendedor. De acordo com Henrique Sim-Sim, Coordenador da Área Social e de Assuntos Institucionais da Fundação Eugénio de Almeida, «trazer o Techstars Startup Weekend para Évora é uma aposta na criatividade e no talento da nossa comunidade».
A iniciativa enquadra-se na estratégia do Centro de Inovação Social da Fundação Eugénio de Almeida de promoção do empreendedorismo e da inovação digital, reforçando a ligação da região a uma comunidade internacional com foco na criação de valor económico e social.
O Techstars Startup Weekend soma já mais de 7.000 edições em 150 países, com mais de 428.000 participantes, tendo dado origem a projetos como a Uniplaces (Portugal), Zapier (EUA), Easy Taxi (Brasil) e Carousell (Singapura).