Os números da criminalidade descerem no ano passado no concelho de Viseu, segundo números oficiais do Instituto Nacional de Estatística (INE), com registo de uma taxa de criminalidade de 25,8% por mil habitantes, menos 3,1% face ao ano 2023, enquanto Mangualde (31,2%) e Moimenta da Beira (30,1%) registaram a taxa mais elevada.

No topo da lista dos concelhos com menor taxa de criminalidade surge Sernancelhe (13,9%), seguido de Sátão (15%).

No concelho de Viseu os crimes contra o património registaram o valor mais elevado (12,9%) seguidos dos crimes contra a integridade física (4,5%), ainda assim ambos com uma ligeira descida em comparação com 2023.

Para o presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, os números “percentualmente, podem não ter uma enorme expressão, mas para nós traduzem um trabalho consistente, empenhado e concertado das nossas Forças de Segurança – PSP, GNR e Polícia Municipal – e agentes de Proteção Civil, aos quais gostaria de expressar, publicamente, o meu reconhecimento e agradecimento. São eles os responsáveis por garantir que a ‘Melhor Cidade para Vive’ continua a destacar-se pelos seus padrões de segurança e bem-estar”, deixando ainda “uma palavra de igual agradecimento aos cidadãos, cuja boa conduta e civismo contribui também para que este seja um concelho seguro”.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.