
O pavilhão municipal de Vila Nova de Poiares esgotou a lotação no último dia do XXIV Summer Cup 2025, domingo, 13 de julho, local onde foram disputadas as grandes finais do torneio, refere em comunicado a organizaçã
Cinco dias, cerca de 900 jogos, nove concelhos, 44 campos, 18 pavilhões e mais de 3.200 pessoas: eis os números da edição de 2025 de um dos maiores torneios europeus dedicados ao voleibol jovem.
Como já tem sido recorrente, os pódios voltaram a ser disputados por equipas de diversas nacionalidades: portuguesas, espanholas, francesas, italianas e holandesas.
Uma vez mais o Summer Cup primou pela promoção e apresentação dos territórios a todos os visitantes e participantes do torneio. Assim, além de todos os jogos disputados na Lousã, Vila Nova de Poiares, Góis, Ansião, Alvaiázere, Penela, Coimbra e Castanheira de Pera, foram ainda percorridas as praias fluviais da região.
Num ano em que o habitual centro nevrálgico do torneio se encontra em obras de renovação (Escola Secundária da Lousã), a organização adaptou-se e conseguiu minimizar esse impacto.
Para a organização do Summer Cup, composta por elementos da direção do Lousã Volley Clube, bem como atletas e ex-atletas, a 24.ª edição do torneio revelou-se um sucesso.
“Estamos mesmo muito satisfeitos com o Summer Cup. Sentimos uma grande responsabilidade em acolher todas as equipas e continuar a proporcionar experiências positivas e criar ligações”, avançam.
A verdade é que o torneio já é um ponto de encontro anual de vários atletas, treinadores e voluntários e vai muito além da competição.
“A verdade é que no fim do torneio estamos de rastos, mas assim que olhamos para o pavilhão totalmente lotado e ouvimos o apito final do último jogo a sensação é de orgulho e de dever cumprido”, alude a organização.
De destacar ainda o importante papel de todas as equipas que ajudam à realização do torneio: colaboradores (o braço direito da organização), voluntários, árbitros e medical staff.
Depois de seis dias intensos de torneio e vários meses de preparação, a organização já começou a estabelecer contactos para a 25 edição do Summer Cup, em julho de 2026.
Pódios:
Sub-14 femininos
1.º – CV Esplugues (Espanha)
2.º – CART (Portugal)
3.º – VP Madrid A (Espanha)
Sub-15 femininos
1.º – JSA Bordeaux (França)
2.º – Lusófona VC A (Portugal)
3.º – CV Oeiras A (Portugal)
Sub-16 femininos
1.º – Lusófona VC B (Portugal)
2.º – Romagna in Volley (Itália)
3.º – Bouc-Bel-Air VB (França)
Sub-19 femininos
1.º – JSA Volley (França)
2.º – Voliday (Países Baixos)
3.º – Ala de Gondomar (Portugal)
Sub-15 masculinos
1.º – Bouc-Bel-Air VB (França)
2.º – ASI VB (França)
3.º – VV Utrecht (Países Baixos)
Sub-17 masculinos
1.º – UDA Benalmadena (Espanha)
2.º – CV Oeiras (Portugal)
3.º – VV Utrecht A (Países Baixos)
Sub-19 masculinos
1.º – VV Utrecht A (Holanda)
2.º – Taurus VB (França)
3.º – ASI VB A (França)