As primeiras imagens “a sério” do James Webb foram mostradas a 12 de julho de 2022, dia que assinalou o início oficial da missão científica do ambicioso telescópio que pode vir a descobrir os segredos mais escondidos do Universo.
A missão terminou em abril deste ano, mas o Aeolus só foi finalmente desligado na semana passada. Com a descida a acelerar, a equipa da ESA está a preparar-se para intervir no processo de reentrada do satélite.
Filtros e retoques para fotografia, jogos e um guia para colocar em ordem as séries que já viu e as que quer ver fazem parte das sugestões do SAPO TEK esta semana.
Um relatório publicado pela Casa Branca revela que a investigação sobre modificação da radiação solar é uma área onde os Estados Unidos têm interesse. Mas será que este tipo de tecnologias têm o que é necessário para mitigar as consequências das alterações climáticas e arrefecer a Terra?
Teeny Tiny Town é um jogo de quebra-cabeças onde pode libertar a sua criatividade e construir cidades, combinando uma variedade de elementos da Natureza num tabuleiro.
Além de abrir o pré-registo de Pokémon Sleep para os jogadores com smartphones Android, a The Pokémon Company mostra como a app funciona num novo vídeo.
"Symphony" é uma experiência audiovisual imersiva que oferece ao público uma perspetiva única: a dos músicos da orquestra, na primeira pessoa. Esta viagem virtual ao coração da música clássica, proporcionada pelo maestro Gustavo Dudamel e pela Mahler Chamber Orchestra, estará na Praça Casa da Música
A contagem decrescente está em marcha para o lançamento da missão Euclid, que tem ao comando mão portuguesa e engenharia nacional. Acompanhe aqui em direto.
A Joby Aviation obteve a licença da FAA para começar a fazer entregas no próximo ano através de veículos voadores nos Estados Unidos. Está previsto que os serviços de táxi tenham início em 2025.
Promovida pela ESA e com Portugal “representado”, a Euclid quer compreender o que acelera a expansão do Universo. Tem como protagonista um telescópio que vai observar dois ingredientes espaciais pouco conhecidos: a matéria escura e a energia escura.
A hipótese do 2013 WV44 atingir a Terra está descartada, mas na lista de ameaças continuam milhares de objetos considerados potencialmente perigosos. Sem esquecer a extinção dos dinossauros, no Dia do Asteroide fique a par do que está a ser feito pela defesa planetária.
O planeta 8 UMi b, também conhecido por Halla, parece ter sobrevivido à expansão da sua estrela até à fase de gigante vermelha. A descoberta contou com um investigador português do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.
A maternidade estelar Sh2-284 é uma vasta região de gás e poeira, com uma parte mais brilhante com cerca de 150 anos-luz ou mais de 1.400 biliões de km. Vista como um todo parece a cara de um gato que sorri.
A NASA explica que o processo de destilação desenvolvido é capaz de extrair a água dos sublíquidos humanos. Especialistas garantem que o produto final é mais limpo que a água que bebemos na Terra.
A NASA tem um projeto em que transforma dados de telescópios em música e as harmonias são verdadeiramente cósmicas. De momento, já há mais de duas dezenas de “sonificações” dos confins do universo para ouvir, entre nebulosas, aglomerados de estrelas e exoplanetas.
No local onde o submarino estará, perto dos destroços do Titanic, também se poderiam “perder” a Estátua da Liberdade, a Torre Eiffel ou até o Burj Khalifa tal é a profundidade e a escuridão que a acompanha. Além da pressão da água, que equivale ao peso de 35 elefantes.
São cinco e a praia é apenas um dos cenários em que um iPhone e um Pixel assumem protagonismo numa série de anúncios criados para mostrar a inovação dos smartphones da Google e compará-la sem rodeios com o iPhone.
Além dos cientistas portugueses que ajudaram a planear as 50 mil observações previstas, a missão Euclid tem Tiago Loureiro como diretor de voo adjunto, com um papel importante na fase inicial das operações. Mas nada a que já não esteja habituado na ESA.