Pedro Nuno Santos confirmou esta terça-feira a candidatura de Alexandra Leitão à Câmara Municipal de Lisboa. A SIC Notícias tinha avançado na segunda-feira com o nome da líder do grupo parlamentar do Partido Socialista (PS) como a escolhida para a autarquia de Lisboa.

O secretário-geral socialista diz que esta escolha é um "sinal da aposta forte" que o partido está a fazer em Lisboa e é "a pessoa certa", destacando o perfil de "realização e concretização" de Alexandra Leitão.

"A escolha de Alexandra Leitão para a Câmara Municipal de Lisboa explica-se que uma forma muita simples. A capital é muito importante, Lisboa está a ser muito mal governada pelo PSD e pelo atual presidente. Portanto, o Partido Socialista tinha de fazer a sua maior aposta e Alexandra Leitão é líder parlamentar do PS e uma das figuras, se não depois de mim e ao presidente, a mais importante dentro do partido", afirmou Pedro Nuno Santos, e m declarações aos jornalistas no final de uma ronda de reuniões com o setor da saúde.

Pedro Nuno 'cozinha' nomes para atacar autarquias-chave

Pedro Nuno Santos esteve, nas últimas semanas, a ponderar o nome de Alexandra Leitão.

O líder do PS queria, no entanto, oficializar candidatura depois das eleições para a liderança da Federação da Área Urbana de Lisboa do PS, que aconteceram na sexta-feira e resultaram na vitória da eurodeputada Carla Tavares.

Foi apenas depois desse resultado que o secretário-geral comunicou a decisão às estruturas do partido.

No Porto, o candidato socialista já está fechado: é o ex-ministro da Saúde, Manuel Pizarro, que foi eleito, na última sexta-feira, pela concelhia do PS/Porto. É a terceira vez que se candidata à autarquia da Invicta.