No que toca à comida guardada no congelador, ainda nada está perdido. Quanto aos frescos deixados no frigorífico, passado mais de quatro horas de apagão, já pouco há a fazer.

O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC),a agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, explica as condições perante as quais é seguro consumir alimentos frescos e congelados, após um corte de eletricidade.

4 horas no frigorífico, 24 horas no congelador

Antes de tudo, saiba que aquilo que não deve fazer, por nada, nesta altura: abrir as portas do frigorífico e do congelador. Isso só fará com que a temperatura arrefeça e os alimentos se estraguem mais depressa. Por isso, a primeira recomendação é deixar as portas fechadas.

Quanto ao tempo de validade das refeições guardadas: se mantiver as portas fechadas, a comida que está no frigorífico deverá aguentar até 4 horas.

Uma alternativa, passadas estas quatro horas sem energia elétrica, pode ser colocar a comida que estava no frigorífico numa geladeira com gelo lá dentro, para ajudar a mantê-la numa temperatura abaixo dos 4ºC.

os alimentos que estão no congelador deverão aguentar durante 24 horas, se ele estiver meio vazio, e até 48 horas, se estiver totalmente cheio.

O que fazer após o corte de eletricidade?

A recomendação do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças é clara: se os alimentos frescos estiveram mais de quatro horas sem serem refrigerados, devem ser deitados fora. Falamos, por exemplo, decarne, peixe, vegetais, fruta cortada, ovos e leite.

Qualquer alimento que esteja com um cheiro, cor ou textura diferente do normal deve ser descartado. E se está a pensar experimentar a comida primeiro, para ver se ainda está em boas condições, não corra o risco.Na dúvida, deite-a fora, dizem os especialistas.

E como prevenção?

É normal temer uma nova situação de corte de eletricidade e os efeitos que pode ter. Mas saiba que há coisas que pode fazer para tentar maximizar o tempo que os alimentos duram, perante um novo apagão.

Em primeiro lugar, deve regular a temperatura do frigorífico, para que esteja em cerca de 4ºC. Já a do congelador deve estar regulada para pelo menos -18ºC.

Em segundo lugar, deve guardar no frigorífico e no congelador recipientes com gelo, para ajudar a manter a temperatura baixa.

Finalmente, é útil manter em casa geladeiras, para onde possa transferir os alimentos, no caso de a energia elétrica ser cortada.