
Durante uma prova escrita na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, um aluno foi suspenso por suspeita de fraude académica. Mais tarde, regressou à sala e agrediu as docentes responsáveis pela vigilância, que sofreram ferimentos e ficaram em estado de choque. O incidente ocorreu na terça-feira, 22 de julho, e foi divulgado através de um comunicado da instituição académica.
De acordo com a Faculdade de Direito, perante um "crime público e uma gravíssima infração disciplinar", foram de imediato acionados os procedimentos disciplinares e criminais, incluindo a suspensão preventiva do aluno.
"Diante deste crime público e gravíssima infração disciplinar ocorridos na nossa Escola, foram imediatamente realizadas todas as participações e diligências no sentido de garantir a junção dos elementos necessários para que os respetivos processos – tanto no plano criminal como no disciplinar – tenham as condições indispensáveis para ser instaurados e para ser realizada a justiça que o caso reclama", refere o documento.
A instituição irá constituir-se como assistente no processo penal e garante apoio total às docentes envolvidas, reafirmando a sua posição de total intransigência face a comportamentos que comprometam a segurança da comunidade académica.