
A Associação Ajuda a Alimentar Cães divulgou este sábado, 12 de Julho, um novo caso de insalubridade habitacional na Madeira, que coloca em risco a vida humana e animal.
A organização sem fins lucrativos associada à causa animal expôs, na rede social Facebook, um "caso gravíssimo de negligência humana e animal no Jardim da Serra", que, descreve a associação, demonstra a ineficácia das entidades competentes.
Compartilhando um vídeo chocante, a organização alerta para uma idosa acamada em situação de abandono.
“Às vezes parece que vivemos num país de terceiro mundo, onde as entidades competentes estão a dormir”, afirma a associação, que resgatou um cão, uma gata e cinco filhotes de gato.
Recordando que não se trata de uma situação inédita, uma vez que há algum tempo já tinha resgatado do mesmo local uma cadela e uma ninhada, a Associação Ajuda a Alimentar Cães critica a ausência de consequências legais e garante que continuará a intervir sempre que necessário: “Voltaremos a entrar e a resgatar as vezes que forem necessárias, porque infelizmente a justiça é muito lenta e, na maioria das vezes, não chega.”
Os animais foram salvos, mas os humanos continuam abandonados. Estamos a lidar com situações de alcoolismo, negligência e vulnerabilidade social. Há uma idosa acamada e em sofrimento, que precisa de apoio Associação Ajuda a Alimentar Cães