A coordenadora do Bloco de Esquerda utilizou as redes sociais para comentar os resultados provisórios das eleições na Alemanha.

Mariana Mortágua diz que os resultados das eleições indicam que "aproximam-se anos difíceis na Europa".

"Comprar a agenda da extrema-direita só fez crescer a extrema-direita", escreveu na rede social X.

Mortágua disse ainda que é na subida do partido da esquerda, Die Link, "que encontramos sinais de resistência e esperança".

CDU vence eleições

O bloco conservador alemão CDU/CSU liderado por Friedrich Merz elegeu no domingo 208 deputados ao parlamento federal (Bundestag), com 630 lugares, segundo os resultados provisórios divulgados esta segunda-feira pelas autoridades eleitorais.

A CDU (União Democrata-Cristã), de Merz, conseguiu 22,6% dos votos (164 deputados, mais 12 do que nas eleições de 2021) e o partido "irmão" União Social-Cristã na Baviera (CSU) registou 6% (44 deputados, menos um).

O partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD) tornou-se a segunda formação mais votada com 20,8%, duplicando os resultados das eleições anteriores, e passou a ter 152 deputados (mais 69).

Os sociais-democratas do SPD, do atual chanceler Olaf Scholz, perderam 86 deputados ao elegerem apenas 120, correspondentes a 16,4% dos votos, o pior resultado de sempre do partido, enquanto os Verdes, parceiro de coligação, tiveram cerca de 11,6% dos votos.

A Esquerda (Die Linke) alcançou cerca de 8,8%, acima dos 4,9% de 2012.