Um incêndio de grandes dimensões deflagrou esta quarta-feira na zona de Castaic Lake, a cerca de 80 quilómetros de Los Angeles, no estado norte-americano da Califórnia. Mais de 3.200 hectares foram consumidos em poucas horas.
O fogo está a avançar de forma acelerada e a humidade e o vento que se fazem sentir têm dificultado o combate às chamas.
Já foram emitidas ordens de evacuação e as autoridades falam numa “ameaça imediata à vida". Cerca de 19 mil pessoas vão ser obrigadas a sair de casa.
O incêndio está próximo de uma prisão com mais de 5.000 reclusos. O departamento do Xerife do Condado de Los Angeles está a estudar a evacuação do estabelecimento prisional.
Até ao momento não há registo de feridos ou de infraestruturas danificadas.
Este incêndio deflagrou numa altura em que os outros dois que devastaram Los Angeles - os fogos de Eaton e de Pacific Palisades - se encontram sob controlo.
Desde que os dois incêndios começaram, a 7 de janeiro, queimaram uma área equivalente à de Washington D.C., e resultaram na morte de 28 pessoas.
As autoridades estão agora também preocupadas com as previsões de chuva para o fim de semana, aumentando a possibilidade de novos desafios, como o escoamento de cinzas tóxicas.
Por sua vez, os bombeiros admitem que o combate às chamas está a causar dificuldades aos operacionais.
A Presidente da Câmara de Los Angeles, Karen Bass, emitiu uma ordem executiva para acelerar os esforços de limpeza nas áreas ardidas e atenuar os impactos ambientais dos poluentes relacionados com o incêndio.
[Última atualização às 09:35 de dia 23/01]