A Câmara Municipal de Câmara de Lobos participa, entre esta quarta e sexta-feira, de 7 a 9 de Maio, no I Encontro Transnacional do projeto BIO ECO-TUR, que decorre na Comarca Chasna Isora, no sul da ilha de Tenerife.

O encontro, integrado no projecto de cooperação territorial BIO ECO-TUR, financiado pelo programa Interreg MAC, reúne representantes de vários municípios da Macaronésia e da costa ocidental africana com o objetivo de promover a conservação da natureza, a biodiversidade e a criação de infra-estruturas verdes e azuis em contextos urbanos e rurais.

Em representação do município de Câmara de Lobos está presente a vereadora com o Pelouro do Ambiente, Agricultura e Mar, Dina Silva.

Na primeira jornada de trabalhos, a vereadora Dina Silva apresentou as infra-estruturas verdes desenvolvidas em Câmara de Lobos, nomeadamente os projetos implementados na frente mar do concelho, como exemplos de requalificação ambiental com potencial de replicação noutras regiões.

O programa incluiu ainda visitas técnicas a diversos espaços de referência na ilha de Tenerife, como a Finca “Las Crucitas” em Granadilla de Abona, o bosque comestível de Adeje, a zona agrícola “La Huerta Grande” em Vilaflor e áreas costeiras em San Miguel de Abona e Guía de Isora. Estas visitas permitiram conhecer soluções aplicadas à valorização do território, à agricultura sustentável, à educação ambiental e à recuperação de ecossistemas locais.

A presença de Câmara de Lobos neste encontro inseriu-se no trabalho desenvolvido pelo município no âmbito da cooperação inter-regional e da aplicação de boas práticas na gestão ambiental e ordenamento do território.