O Bayern Munique recebeu e venceu hoje o Borussia Mönchengladbach, por 2-0, na 33.ª e penúltima jornada da Liga alemã de futebol, num encontro marcado pela despedida do avançado Thomas Müller da Allianz Arena, onde foi homenageado.

Depois de ter garantido o título na ronda passada, o colosso bávaro, com o internacional português Raphaël Guerreiro a titular e João Palhinha a entrar em campo para o lugar do compatriota aos 83 minutos, adiantou-se no marcador aos 31 minutos, por intermédio do 'inevitável' Harry Kane, que apontou o seu 25.º golo na Bundesliga.

Campeão Bayern Munique vence no adeus emotivo de Thomas Müller
Campeão Bayern Munique vence no adeus emotivo de Thomas Müller dnoticias.pt

Já no segundo tempo, e depois de o 'histórico' Müller, de 35 anos, que nunca representou outro clube na carreira, se despedir dos adeptos do Bayern Munique ao ser substituído aos 84 minutos, debaixo de uma forte ovação, o criativo francês Michael Olise fechou a contagem, em cima do minuto 90, já depois de ter servido Kane para o primeiro tento da partida.

O Bayern Munique soma agora 79 pontos, mais 11 do que o Bayer Leverkussen (campeão em 2023/24), que recebe no domingo o Borussia Dortmund, ao passo que o Mönchengladbach é nono, com 45, e hipotecou as hipóteses de alcançar postos de acesso às competições europeias.

Campeão Bayern Munique vence no adeus emotivo de Thomas Müller
Campeão Bayern Munique vence no adeus emotivo de Thomas Müller dnoticias.pt

Nesse capítulo, quem se deu bem hoje foi o Mainz (sexto com 51 pontos), que aproveitou o empate entre o Leipzig (sétimo com 51) e o Werder Bremen (oitavo com 48) para pular para o lugar que dá acesso à Liga Conferência, depois de bater fora o Bochum por 4-1.

Com a derrota caseira, o lanterna vermelha Bochum (22 pontos) viu confirmada a relegação, tal como o Holstein Kiel (17.º com 25), que perdeu por 2-1, também no seu reduto, frente ao Friburgo, que segue num surpreendente quarto posto com 55 pontos, em lugar de acesso à 'Champions'.

Por seu turno, uma vitória folgada, por 3-0, do Heidenheim sobre o Union Berlim, pode manter vivas as suas esperanças de manutenção, seguindo no 16.º posto com 29 pontos, menos dois do que o St. Pauli, que enfrenta fora o Eintracht Frankfurt no domingo.

Hamburgo garante regresso à Bundesliga sete anos depois

O Hamburgo confirmou hoje o regresso à Liga alemã de futebol, sete anos após ter caído pela primeira vez no segundo escalão, ao vencer o Ulm, por 6-1, na 33.ª e penúltima jornada.

Apesar de ter estado a perder em casa, com um golo de Tom Gaal (sete minutos), o Hamburgo, que contou com o guarda-redes português Daniel Fernandes de início, deu a volta na primeira parte e marcou por três vezes até ao intervalo, por Ludivit Reis (10), Ransford Konigsdorffer (42) e Davie Selke (45+4).

No segundo tempo, Philipp Strompf, na própria baliza (49), Konigsdorffer (62) e Daniel Elfadli (86) consumaram a goleada dos 'rothosen', que, a uma ronda do final, garantiram a subida à Bundesliga, uma vez que lideram o segundo escalão, com 59 pontos, mais quatro do que o terceiro, que dá acesso ao play-off e que é ocupado pelo Elversberg.

No segundo posto, e também ainda na luta pela subida e pelo título de campeão, está o Colónia, com menos um ponto do que o líder.

O Hamburgo, campeão germânico por três vezes, em 1978/79, 1981/82 e 1982/83, passou as últimas sete temporadas na Bundesliga 2, depois de ter sido despromovido do primeiro escalão em 2017/18.

Essa foi, de resto, a primeira vez que o clube foi despromovido, sendo que, até essa data, era o único a ter disputado todas as edições da Bundesliga desde a criação da prova, em 1963.