Catarina Martins e os eurodeputados Jussi Saramo e Isa Serra foram impedidos de desembarcar no Sara Ocidental, Marrocos, esta quinta-feira, enquanto participavam numa missão de observação de deputados do Parlamento Europeu, denunciaram num vídeo partilhado nas redes sociais.

“Disseram-nos simplesmente que somos personas non gratas e que, portanto, não podemos desembarcar. Não percebemos quem são as pessoas que nos estão a impedir, não se identificaram, também não percebemos de quem vem a ordem. Estamos a contactar as nossas embaixadas para tentar perceber o que é que se passa”, explicou a eurodeputada do BE nu m vídeo partilhado nas redes sociais.

Na mesma publicação, a eurodeputada ainda questionou porque é que a missão de observação não pode ser cumprida.

Noutro vídeo, divulgado pelo jornal espanhol Diario RED, é possível ver Isa Serra, do Podemos, e a bloquista Catarina Martins a serem empurradas por um homem "presumivelmente das forças de segurança marroquinas", como diz o jornal online do BE Esquerda.net, e, posteriormente, fechadas dentro do avião em que seguiam.

Ouve-se, ainda, Catarina Martins a pedir uma justificação para o que está a acontecer e a perguntar quem ordenou, mas não tem sucesso na resposta. Já a espanhola Isa Serra pediu várias vezes para o homem que estava a impedir a passagem na porta "não empurrar assim", como se vê nas imagens.

Segundo o Esquerda.net, "a visita tinha uma agenda organizada para conhecer as violações dos direitos humanos e um encontro com a MiNURSO (Missão das Nações Unidas encarregada do cumprimento do referendo de autodeterminação do Sahara Ocidental), incluindo ainda encontros com associações do próprio território 'que denunciam a pilhagem dos recursos naturais por empresas europeias e marroquinas no território ocupado'".