A CDU, na sequência de um encontro com a população do complexo habitacional Vale Paraíso, na Camacha, vai requerer uma nova reunião com a Câmara Municipal de Santa Cruz e com a Direcção Regional de Ambiente, por forma a ter garantias de que serão tomadas medidas contra a "actividade poluente" de uma lavandaria industrial instalada nesse bairro.

Esta lavandaria foi legalizada junto a habitações, mas tem vindo a provocar vários incómodos, algo que é encarado como uma "agressão ambiental" e um "problema de saúde pública que afecta quem ali reside".

Artigo relacionado: Moradores alertam para contaminação do ar na Camacha

"A lavandaria 'Dorilimpa' e as habitações são instalações contíguas, sem que existam muros ou outros obstáculos entre a unidade industrial e as habitações. Apenas um separador em arame os separa", explica a CDU, através de comunicado. "A proximidade entre a lavandaria e as habitações [habitações sociais, instaladas com dinheiros públicos e pelas entidades públicas], por si só já coloca algumas interrogações sobre o rigor do ordenamento e uso do território. No entanto, o problema que agora se coloca relaciona-se com os profundos impactos negativos daquela unidade industrial para a saúde pública, pelo que provoca elevados danos ao bem-estar físico e social, e pelo que é lesivo do direito das populações a condições mínimas de qualidade de vida", acrescenta.

Além da libertação de fumos, a CDU aponta ainda o mau odor e fortes ruídos pelos equipamentos na zona da caldeira. A CDU indica que "a população está cansada de falsas promessas por parte dos governantes e cada vez mais reclama por medidas que resolvam os problemas ambientais e de saúde pública que se estão a agravar".