Duas pessoas foram dadas com desaparecidas sábado à tarde, na região de Cubelles, a cerca de 50 quilómetros de Barcelona, na sequência da chuva intensa que afetou várias localidades catalãs.

De acordo com o jornal La Vanguardia, as cheias causadas pela forte precipitação fizeram transbordar o rio Foix naquela zona, e duas pessoas terão sido arrastadas pela corrente.

As operações de busca foram lançadas em conjunto, com meios terrestres, marítimos e também um meio aéreo, nas margens e na foz do rio.

As chuvas torrenciais provocaram inundações em vários pontos, segundo as autoridades locais. Um hospital de Barcelona foi afetado por um corte de eletricidade, o que impediu a admissão de novos pacientes, e criou também problemas no tráfego aéreo. No aeroporto de Barcelona, um avião que tinha descolado com rumo aos Estados Unidos teve de voltar para trás depois de ter sido danificado pela queda de granizo.

Além da Catalunha, o mau tempo causou estragos em várias regiões do norte e leste de Espanha, incluindo a Comunidade Valenciana, que no final de outubro foi afetada por um temporal que acabou por resultar na morte de pelo menos 227 pessoas.

Inundações obrigam 150 pessoas a dormir na estação ferroviária de Sants

Cerca de 150 pessoas passaram a noite na estação de Sants, em Barcelona, devido à suspensão do tráfego ferroviário decretada no sábado no seguimento das fortes chuvas registadas na região espanhola da Catalunha.

De acordo com a Proteção Civil, cerca de 150 pessoas dormiram na estação, onde foram assistidas pela Cruz Vermelha local.

A Renfe, a operadora estatal de comboios espanhola, suspendeu no sábado ao início da tarde todos os serviços ferroviários na Catalunha devido ao risco de inundações causadas pelas chuvas torrenciais.

O serviço ferroviário começou a ser restabelecido gradualmente a partir das 19h00, primeiro com os comboios de alta velocidade, para depois retomar progressivamente o tráfego no resto da Catalunha, embora alguns passageiros não tenham conseguido chegar ao seu destino, noticia a agência espanhola de notícias, a Efe.