A Citroën anunciou a chegada ao mercado nacional dos renovados C4 e C4 X que receberam mudanças significativas, ganhando maturidade e carácter, e reforçam agora os seus pontos fortes, como o conforto e o espaço a bordo.
A secção frontal foi alterada em ambos os modelos, incorporando o novo logótipo e a nova identidade da marca, a que se juntam faróis dianteiros LED, finos que apresentam uma assinatura luminosa característica dividida em três segmentos horizontais distintos.
Por seu lado, o para-choques dianteiro incorpora uma grelha moderna que se eleva sobre uma placa de proteção inspirada num SUV na secção inferior, na cor Mercury nas versões You e Plus ou Silver Chrome na variante Max.
Já na secção traseira destaca-se a ligação entre a parte inferior do pilar C e os farolins traseiros foi tornada mais estreita, contribuindo para a eficácia aerodinâmica global do C4. Os farolins traseiros acompanham o impacto visual da frente, alargando visualmente a traseira do veículo e reforçando a sua posição na estrada. A faixa, em Preto Glossy, que liga os farolins traseiros, confere apelo estético e serve de pano de fundo à emblemática designação Citroën.
O novo C4 X não necessitou de alterações significativas na traseira. A tampa da bagageira, com a secção vertical inclinada para a frente, realça o dinamismo do automóvel. Os faróis traseiros em LED estão em harmonia com a iluminação dianteira, enquadrando a abertura da bagageira, e a introdução do novo logótipo sublinha o efeito global.
Esta mudança de design é acompanhada por um maior conforto a bordo, com a adoção de novos bancos Citroën Advanced Comfort redesenhados e de um novo painel de instrumentos digital de 7“, em complemento ao ecrã tátil de 10”.
O C4 e o C4 X oferecem também ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI, diretamente integrado no sistema de infoentretenimento graças ao sistema de reconhecimento de voz e de áudio SoundHound, e disponível através do Pack Connect NAV.
Estas caraterísticas são complementadas pela suspensão Citroën Advanced Comfort, pelo espaço generoso em todos os bancos e por cerca de 20 tecnologias de assistência à condução, verdadeiramente úteis na condução quotidiana. Uma viagem a bordo do C4 ou C4 X traduz-se numa experiência serena, como nenhuma outra no mercado.
Em matéria de motorizações, os novos C4 e C4 X apresentam dois níveis de potência distintos: o Híbrido 136 a que se junta o Híbrido 100 no novo C4.
Na versão Híbrido 136, o motor de três cilindros, de 1.199 cc, debita 136 cv às 5500 rpm e 230 Nm de binário às 1750 rpm. O motor térmico é complementado com um motor elétrico síncrono de ímanes permanentes debita 28 cv e 55 Nm de binário, que gere as necessidades energéticas registadas a baixa velocidade.
Para além disso. também ajuda a arrancar o motor de combustão e recarrega a bateria durante a travagem, minimizando o desgaste dos travões. O sistema é complementado por um motor de 48V para um arranque rápido do motor de combustão interna, uma caixa de velocidades de dupla embraiagem eletrificada ë-DCS6 de seis velocidades e uma bateria de iões de lítio de 48V e 432 Wh colocada sob o banco dianteiro esquerdo, preservando o espaço interior e o volume da bagageira.
Já a variante Híbrida 100, apresenta um motor a gasolina sobrealimentado de 1,2 litros de nova geração foi desenvolvido para a hibridação e que a marca diz incorporar 40% de novos componentes, que debita uma potência de 100 cv às 5500 rpm e um binário de 205 Nm às 1750 rpm.
Para além das variantes híbridas juntam-se ainda duas versões 100% elétricas, ë-C4 e ë-C4 X: uma com motor de 134 cv, que é alimentado por uma bateria de 50 kWh, para uma autonomia de 355 km no ë-C4 e 360 no ë-C4 X. A outra variante está equipada com um motor de 154 cv e uma bateria de 54 kWh, permitindo anunciar uma autonomia de 415 km no ë-C4 e 425 km no ë-C4 X.
A Citroën anunciou ainda que as baterias dos novos ë-C4 e ë-C4 X podem ser carregadas em carregadores rápidos DC de 100 kW, o que permite recuperar cerca de 10 km de autonomia por minuto e 80% da sua carga em menos de 30 minutos.
Em complemento, estará disponível até ao final do mês de janeiro uma versão térmica com motor turbo 130 EAT8 de 1,2 litros. Com 130 cv e uma caixa automática de oito velocidades, esta mecânica oferece uma experiência de condução dinâmica e fluida.
Preços novo Citroën C4
Motorização – Versão – Preço
Puretech 130 EAT8 – Plus – €29.475
Puretech 130 EAT8 – Max – €32.015
Híbrido 100 ë-DCS6 – You – €29.215
Híbrido 136 ë-DCS6 – Plus – € 30.975
Híbrido 136 ë-DCS6 – Business Edition (B2B) – €31.875
Híbrido 136 ë-DCS6 – Max – €33.515
Preços novo Citroën ë-C4
Motorização – Versão – Preço
Elétrico Automático 350 – You – €39.065
Elétrico Automático 350 – Plus – €39. 725
Elétrico Automático 350 – Business Edition (B2B) – €40.625
Elétrico Automático 420 – Plus – €40. 725
Elétrico Automático 420 – Business Edition (B2B) – €41.625
Elétrico Automático 420 – Max –€43.265
Preços novo Citroën C4 X
Motorização – Versão – Preço
Puretech 130 EAT8 – You – €29.825
Puretech 130 EAT8 – Max – €32.365
Híbrido 136 ë-DCS6 – You – €30.665
Híbrido 136 ë-DCS6 – Plus – €31.325
Híbrido 136 ë-DCS6 – Business Edition (B2B) – €32.225
Híbrido 136 ë-DCS6 – Max –€33.865
Preços novo Citroën ë-C4X
Motorização – Versão – Preço
Elétrico Automático 350 – You – €39.415
Elétrico Automático 350 – Plus – €40.075
Elétrico Automático 350 – Business Edition (B2B) – €40.975
Elétrico Automático 400 – Plus – €41.075
Elétrico Automático 400 – Business Edition (B2B) – €41.975
Elétrico Automático 400 – Max – €43.615