
Já arrancaram as obras que vão permitir à Casa de Saúde de São João de Deus a disponibilização de 40 novas camas de cuidados agudos em psiquiatria.
A nova unidade está integrada no espaço daquela instituição, em Santo António, e está orçada em 4 milhões de euros, 3,2 dos quais têm origem no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A empreitada recebeu, esta terça-feira, a visita do presidente da Comissão de Acompanhamento do PRR e do secretário regional de Finanças, que se inteiraram dos desafios que se têm colocado àquela instituição de solidariedade social nas várias valências em que a mesma intervém.
Na ocasião, Eduardo Lemos deu conta aos jornalistas de que a nova Unidade RENASCER – Cuidados Continuados Integrados em Saúde Mental deverá ficar pronta até Março de 2026, cumprindo os prazos definidos pela Comissão Europeia para o terminus da execução do PRR. Alguns dos doentes que deverão beneficiar desta nova infra-estrutura, esclareceu o directir da Casa de Saúde, já se encontram internados numa das outras valências da instituição, mas passarão a beneficiar de um acompanhamento mais adequado.
Aquele responsável estima que uma unidade desta natureza necessitará de uma média de dois novos colaboradores por cada doente, reconhecendo o desafio que passa pela contratação de mais recursos humanos, nomeadamente enfermeiros e assistentes operacionais, mas também psicólogos ou outros terapeutas que irão integrar as equipas multidisciplinares que irão acompanhar tais doentes.