As buscas por um praticante de parapente que terá desaparecido durante a tarde de domingo em Sagres, no concelho de Vila do Bispo, foram retomadas ao início da manhã desta terça-feira, disse fonte da Autoridade Marítima.

De acordo com o Capitão do Porto de Lagos e comandante local da Polícia Marítima (PM), Hugo da Guia, as buscas, que decorrem pelo segundo dia consecutivo, pelo homem de 29 anos e de nacionalidade francesa, foram retomadas cerca das 07:30, por mar e por terra, com o apoio de um drone.

Nas operações por mar estão envolvidos tripulantes da Estação Salva-vidas de Sagres e, por terra, elementos da PM e dos bombeiros de Vila do Bispo, apoiados por um drone.

Hugo da Guia disse anteriormente à Lusa que o homem foi identificado através do número de registo do parapente encontrado no domingo à tarde, na água e junto à costa, e de um veículo que se encontrava estacionado na zona.

Buscas iniciadas após alerta de um popular

O parapente e o veículo pertencem à mesma pessoa, "um homem de 29 anos e de nacionalidade francesa", adiantou.

Segundo o Capitão do Porto de Lagos, na tarde de segunda-feira "foi acionando o gabinete de Psicologia" da Polícia Marítima, que está "em contacto com a família".

Na segunda-feira, as operações para tentar localizar o homem decorreram durante todo o dia, tendo as equipas desmobilizado cerca das 20:30.

As buscas, que decorrem a sul da Praia das Furnas, no concelho de Vila do Bispo, no distrito de Faro, iniciaram-se ao final da tarde de domingo, na sequência de um alerta dado por um popular que se encontrava na zona e que transmitiu às autoridades ter visto um equipamento de parapente dentro de água.