Foi formalizada ontem a renovação do contrato-programa entre a Secretaria Regional de Equipamentos e Infraestruturas e a Investimentos Habitacionais da Madeira, EPERAM (IHM), com "o objectivo de dar continuidade ao programa 'Reequilibrar'. Uma medida aprovada em Conselho de Governo, e que visa apoiar visa apoiar as famílias da Região no pagamento das prestações do crédito à habitação para aquisição, construção, reabilitação ou beneficiação da sua residência própria permanente", informa esta manhã a SREI em nota de imprensa.

Assim, "o contrato celebrado prevê um montante global máximo de 600 mil euros, proveniente do Orçamento da Região, a ser distribuído ao longo dos anos de 2025, 2026 e 2027", sendo que "através desta verba será possível conceder comparticipações financeiras mensais a fundo perdido até 200 euros por agregado familiar. Esta medida tem como principal objectivo mitigar o impacto do aumento das taxas de juro e do custo de vida no orçamento das famílias da RAM", frisa a SREI.

O secretário regional com a tutela da IHM destacou a importância do programa. Pedro Rodrigues diz que "o Programa 'Reequilibrar' está inserido na Estratégia Regional da Habitação 2020-2030 e com a sua continuidade reafirmamos o nosso compromisso no apoio às famílias da Região. Estamos a cumprir e a concretizar medidas fundamentais para o reforço das políticas públicas de habitação e, acima de tudo, ações que contribuem efetivamente para o bem-estar da nossa população".

Acresce referir que o Programa 'Reequilibrar' foi implementado em 2023 pelo Governo Regional da Madeira e "já beneficiou 230 famílias da Região entre 2023 e o primeiro semestre de 2025", conclui a nota.

Pode obter mais informações ou aceder a candidaturas, consultando o site institucional da IHM (www.ihm.pt).