Portugal acordou esta segunda-feira com um sismo de magnitude 5.3 na escala de Richter. O epicentro do abalo foi registado às 05h11, a 58 quilómetros a oeste de Sines, no distrito de Setúbal.
O maior evento sísmico em Portugal Continental desde 2009 deixou a população em alerta. Mas afinal o que aconteceu na madrugada desta segunda-feira?
Onde foi sentido o sismo?
O abalo foi sentido em várias zonas de Portugal e com maior intensidade nas regiões de Setúbal e Lisboa. Em Espanha, na região da Andaluzia, e em Marrocos também também se sentiu a terra a tremer.
O epicentro deste sismo deu-se perto de Sines e ocorreu mais a norte da fronteira entre a placa tectónica euroasiática e a placa africana.
Depois do 'forte abanão', quantas réplicas se registaram até ao momento?
O sismo ocorrido esta madrugada em Portugal teve uma intensidade máxima de IV/V na escala de Mercalli, ou seja, graus entre moderada a forte, e já teve quatro réplicas, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
"Até ao momento foram registadas quatro réplicas de pequena magnitude, não tendo nenhuma delas sido sentida pela população", refere o serviço nacional meteorológico.
As réplicas tiveram magnitudes de 1.2, 1.1, 0.9 e 1.0.
Como é classificada a intensidade dos sismos?
Os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2.0), muito pequeno (2.0-2.9), pequeno (3.0-3.9), ligeiro (4.0-4.9), moderado (5.0-5.9), forte (6.0-6.9), grande (7.0-7.9), importante (8.0-8.9), excecional (9.0-9.9) e extremo (superior a 10).
O que acontece quando é registado um sismo de magnitude 5.3?
Segundo o IPMA, um sismo com intensidade IV, considerada moderada, tem uma "vibração semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados ou à sensação de pancada duma bola pesada nas paredes", também há casos em que os "carros estacionados balançam", as janelas, portas e loiças tremem".
Quando de regista uma intensidade de V, "pequenos objetos em equilíbrio instável deslocam-se ou são derrubados. As portas oscilam, fecham-se ou abrem-se. Os estores e os quadros movem-se. Os pêndulos dos relógios param ou iniciam ou alteram o seu estado de oscilação".
Que estragos fez?
Até ao momento não se registou danos materiais nem vítimas mortais resultantes deste sismo, mas em Sesimbra, um edifício está em avaliação com possíveis fissuras. Trata-se de uma vivenda e a Proteção Civil já esteve no local para avaliar a situação.
Quando são acionados os mecanismos de emergência?
Segundo o comandante nacional da Proteção Civil, André Fernandes, nenhum mecanismo de emergência municipal ou nacional foi acionado devido a este sismo não reunir critérios para a ativação de planos especiais para este tipo de eventos.
Estes planos só são acionados com sismos de 6.1 ou superiores.
O maior sismo registado em Lisboa dos últimos 55 anos
O sismo de magnitude 5.3 sentido esta madrugada em várias regiões do país terá sido o maior terramoto na zona de Lisboa dos últimos 55 anos.
Em 28 de fevereiro de 1969, um sismo de magnitude de 7.9 durou cerca de quatro minutos e teve o seu epicentro a 200 quilómetros de Sagres. 13 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas.
Em 1755, a capital portuguesa foi arrasada por um forte sismo. Estima-se que poderá ter tido uma magnitude superior a 8 na escala de Richter e acredita-se que pelo menos 30 mil pessoas poderão ter perdido a vida.