O presidente dos EUA, Donald Trump, reafirmou que está a analisar a imposição de tarifas de 10% sobre a China como forma de retaliação pela entrada de fentanil nos EUA, via México e Canadá.

Falando aos jornalistas na Casa Branca, o novo presidente dos EUA, referiu ainda que os países europeus também vão ser sujeitos a tarifas aduaneiras, considerando ser “a única forma” de os Estados Unidos “serem tratados como devem ser”.

“A União Europeia (UE) é muito má para nós. Tratam-nos muito mal. Não aceitam os nossos automóveis nem os nossos produtos agrícolas. De facto, não aceitam muita coisa”, disse Doanld Trump, acrescentando que, por isso, serão alvos de tarifas aduaneiras.

O novo presidente norte-americano expressou as ameaças tarifárias à China e à União Europeia, um dia depois de ter assumido o cargo, e após no seu discurso de tomada de posse ter anunciado que estava a considerar impor tarifas de 25% sobre os produtos produzidos no Canadá e no México, o que levou já o Grupo VW a alertar para o impacto financeiro que a decisão pode vir a ter.