
O Congresso norte-americano aprovou na quinta-feira a legislação que vai colocar um ponto final no apoio à compra ou aluguer de longa duração de veículos elétricos nos EUA, que vai entrar em vigor a 30 de setembro.
Segunda avança a “Reuters” esta decisão marca uma mudança crucial na caminhada para a mobilidade elétrica, já que vai atrasar a transição energética dos EUA.
Antes da aprovação do projeto de lei pelo Congresso, os veículos elétricos novos recebiam um crédito tributário federal de US$ 7.500, e os veículos elétricos usados de até US$ 4.000. Esses incentivos foram originalmente concebidos para ajudar a tornar os veículos 100% mais acessíveis.
Estes apoios federais, somados a outros incentivos em muitos estados norte-americanos, ajudaram a reduzir os preços dos veículos elétricos e contribuíram a mobilidade elétrica. Sem estes apoios, os analistas afirmam que os automóveis elétricos vão tornar-se inacessíveis para muitos americanos de rendimentos mais baixos.
A legislação agora aprovada também elimina as penalizações para os construtores automóveis que não cumpram o regulamento de emissões, “Corporate Average Fuel Economy”, também conhecido como C.A.F.E., facilitando ainda a produção de veículos movidos a gasolina. Isso beneficia construtores tradicionais como a Stellantis, que pagou US$ 190,7 milhões em 2019-2020, e a General Motors, que pagou US$ 128,2 milhões em 2016-2017.
Ao remover estas penalidades, o projeto de lei reduz a pressão financeira sobre o setor automóvel para dar prioridade aos veículos elétricos, o que pode desacelerar a inovação e a produção.