
Os alunos, professores e até candidatos ao ISEG vão ter um “assistente” à disposição a qualquer hora do dia, e em qualquer língua, para responder a questões, dúvidas ou até dar indicações sobre a localização de salas e gabinetes. O ‘chatbot’ criado pelo Instituto Superior de Economia e Gestão em conjunto com a Noesis é o primeiro do género numa instituição de ensino superior portuguesa.
Winnie Picoto, vice-presidente desta escola da Universidade de Lisboa, concorda que é “curioso” que este pioneirismo aconteça numa escola com 113 anos de existência. “Orgulhamo-nos bastante de termo sido a primeira escola em Portugal na área da economia e da gestão e achamos que é essencial, dada a área em que estamos e o meio académico, estarmos sempre a inovar e pensarmos como é que, neste caso, conseguimos melhorar a comunicação e interação com os estudantes".
João Martins, gestor sénior de Inteligência Artificial e Análise de Dados na Noesis, detalha ao podcast “O Futuro do Futuro” como foi este processo, “muito intenso e de muito trabalho conjunto”. “Como costumo dizer, mais do que um cliente, temos ali um amigo [o ISEG] com o qual gostamos muito de trabalhar”.
A conversa completa pode ser ouvida no episódio desta terça-feira (29), disponível nos sites do Expresso, da SIC e da SIC Notícias e nas aplicações de podcasts.