Tal como previsto, as escolas da Região Autónoma da Madeira receberam esta quarta-feira, 16 de Julho, os resultados das provas nacionais do ensino básico. Cabe agora a cada estabelecimento de ensino divulgar as notas aos encarregados de educação.

As escolas recebem os resultados dois dias depois do que era suposto, depois de o Ministério da Educação enfrentar problemas com a correcção.

Conforme já foi noticiado pelo DIÁRIO, os estabelecimentos de ensino tinham recebido a indicação de que as classificações das provas finais do 9.º ano seriam enviadas no decorrer do dia de hoje às escolas, de modo a serem produzidas e afixadas as pautas com os resultados. Alguns encarregados de educação foram informados que tal só deveria acontecer amanhã.

As pautas definitivas dos alunos do 9.º ano deveriam ter sido afixadas na terça-feira, 15 de Julho, contudo, devido a "dificuldades técnicas, decorrentes dos novos processos de classificação das provas finais do ensino básico", que este ano foram feitas em formato digital, - conforme justificou o Ministério da Educação, Ciência e Inovação -, os resultados só serão conhecidos amanhã.

Apesar de o atraso na correcção afectar "um número residual de classificações de provas", o Ministério da Educação decidiu adiar a comunicação às escolas da classificação de todas as provas para "preservar a integridade do processo de avaliação externa (...), assegurando a igualdade entre alunos no acesso à informação".

Os alunos aguardam as classificações das provas finais do 9.º ano para proceder ao levantamento do Certificado de Habilitações que autentica a conclusão do Ensino Básico, um documento indispensável para a inscrição no 10.º ano de escolaridade, um processo que, em muitos estabelecimentos de ensino secundário, estava previsto para hoje.