"O estado clínico do Santo Padre está a melhorar ligeiramente. Está sem febre e os seus parâmetros hemodinâmicos permanecem estáveis", anunciou o Vaticano num boletim de saúde.

"Esta manhã recebeu a Eucaristia e depois dedicou-se aos seus afazeres profissionais", acrescentou o gabinete de imprensa do Vaticano.

Segundo uma fonte do Vaticano, tais afazeres incluíram contactos com os seus colaboradores mais próximos, a leitura e assinatura de documentos e chamadas telefónicas.

"Estamos todos preocupados com o Papa, mas (...) o facto de ele ter tomado o pequeno-almoço, lido os jornais e recebido pessoas significa que estamos no bom caminho para uma recuperação completa", disse o cardeal italiano Matteo Zuppi, Presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI).

O Papa Francisco foi internado no hospital Gemelli, em Roma, na passada sexta-feira devido a uma bronquite, mas só na terça-feira é que o Vaticano revelou que ele desenvolvera uma pneumonia dupla, uma infeção do tecido pulmonar potencialmente mortal.

ANC // SCA

Lusa/Fim