
O europeísta Nicusor Dan, que, segundo as projeções, deverá ganhar as eleições presidenciais da Roménia, declarou neste domingo vitória para os romenos que queriam “uma mudança profunda” e defendeu a necessidade de lutar “não por duas, mas por uma Roménia”.
Segundo as primeiras projeções, conhecidas pelas 21h locais (menos duas horas em Lisboa), Nicusor Dan deverá vencer as eleições, com uma votação entre 54,1% e 54,9% na segunda volta, realizada neste domingo, depois de ter obtido 21% dos votos na primeira volta, realizada em 4 de maio.
“As eleições não são sobre os políticos, as eleições são sobre as comunidades. E nas eleições de hoje, uma comunidade de romenos que quer uma mudança profunda na Roménia venceu”, disse o candidato independente Nicusor Dan, momentos depois de terem sido conhecidas as primeiras projeções à boca da urna, que lhe atribuem vitória na segunda volta das presidenciais.
Por seu lado, e apesar de as projeções o darem como derrotado,também o candidato nacionalista George Simion reivindicou vitória na noite deste domingo.
“Somos os claros vencedores destas eleições. Reivindicamos a vitória em nome do povo romeno”, declarou Simion, líder do partido de extrema-direita Aliança para a União dos Romenos (segunda força política no parlamento), pouco depois de serem conhecidas as primeiras projeções à boca das urnas.
Líderes europeus saúdam vitória de Nicusor Dan
Os líderes da Comissão Europeia, do Conselho Europeu e do Parlamento Europeu já felicitaram Nicusor Dan pela vitória nas eleições presidenciais da Roménia face ao nacionalista George Simion, declarando que os romenos escolheram o projeto europeu.
“As minhas mais sinceras felicitações a Nicusor Dan pela sua vitória desta noite!”, escreveu a líder da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, quando o candidato centrista vencia com 54%, numa altura em que estavam escrutinados quase 99% dos votos da segunda volta das presidenciais.