A explosão ocorreu na tarde de sábado no remoto distrito de Al Zahir, na província de Al Bayda, cerca de 270 quilómetros a sudeste da capital iemenita, Sana, e matou cinco pessoas instantaneamente, enquanto outras cinco morreram num hospital local devido a ferimentos graves, adiantaram as mesmas fontes à agência Efe. Segundo a informação disponível, a maioria dos feridos sofreu queimaduras graves devido ao fogo causado pela explosão.
Testemunhas contactadas pela Efe disseram que um incêndio num dos tanques de um posto de gasolina em Al Zahir causou quatro explosões num tanque de gás liquefeito adjacente, que por sua vez gerou enormes bolas de fogo.

Os incêndios e explosões em estações de serviço e depósitos de combustível são comuns no Iémen, um país empobrecido no sul da Península Arábica, mergulhado num conflito civil desde 2014, no qual as estações de serviço e depósitos de combustível são utilizados para reabastecer veículos e botijas de gás de cozinha com as medidas de segurança a serem frequentemente negligenciadas.

Em agosto passado, cinco pessoas morreram e 13 ficaram feridas na sequência de duas fortes explosões numa estação de gás liquefeito na cidade portuária de Aden, no sul do país.