Depois de, no ano passado, ter realizado mais de 300 consultas gratuitas de forma a identificar o risco de malnutrição na pessoa com cancro, a LPCC, com o apoio de Fortimel, uma marca da Danone Nutricia, renovaram a parceria e estão agora a promover ações de sensibilização para “Descomplicar a Nutrição no Cancro”. As sessões informativas, gratuitas e abertas ao público, estão a decorrer em várias cidades portuguesas e contam com a colaboração da chef Tia Cátia e de nutricionistas especializados em oncologia.

A importância da alimentação no tratamento do cancro

Esta parceria vem dar resposta a pessoas com cancro que sofrem com malnutrição durante os tratamentos e pretendem esclarecer e descomplicar os temas relacionados com a alimentação em contexto oncológico. Através de orientações práticas, acessíveis e baseadas em evidência científica, a iniciativa “Descomplicar a Nutrição no Cancro” aponta caminhos para uma alimentação adequada, parte essencial do tratamento da doença oncológica e com impacto na qualidade de vida dos doentes.

“Sabemos que a alimentação pode fazer a diferença no bem-estar e na resposta aos tratamentos e, por isso, o nosso compromisso é apoiar com informação fiável e soluções nutricionais que ajudem quem mais precisa”, assinala Paulo Santos, diretor da categoria de nutrição especializada da Danone Portugal.

Vítor Veloso, presidente da LPCC, enfatiza também a relevância da nutrição na resposta ao tratamento: “A nutrição tem um impacto direto na tolerância e resposta à terapêutica, pelo que é fundamental garantir uma alimentação adequada. É por isso que esta parceria com Fortimel e com a chef Tia Cátia é tão relevante para a Liga, pois permite continuar a apoiar os doentes oncológicos com informação clara, acessível e com a qualidade científica que a Liga defende”.

Cuidar a cozinhar

Para além da vertente educativa, as sessões que decorrem no âmbito da iniciativa “Descomplicar a Nutrição no Cancro” têm, também, uma componente prática – um momento em que a chef Tia Cátia confeciona, ao vivo, receitas simples, nutritivas e adaptadas às necessidades de quem está a viver com cancro. A chef, que viveu a doença de perto – foi diagnosticada com um cancro na mama em 2021 –, destaca a importância destas ações: “Queremos mostrar que comer pode continuar a ser um momento de prazer, mesmo em fases mais difíceis. Nestes encontros, partilho receitas simples, saborosas e adaptadas, mas também um pouco da minha vivência, com empatia e esperança”. E conclui: “Cozinhar pode ser, também, uma forma de cuidar”.

Depois do Funchal e Ponta Delgada, as próximas sessões “Descomplicar a Nutrição no Cancro” decorrem no Porto, no dia 7 de julho; em Lisboa, dia 9 de julho; e em Coimbra, no dia 15 de julho. As sessões são abertas ao público e a participação é gratuita, mediante inscrição prévia.

Para informações e inscrições consulte este link.

SIC Notícias

Esta é uma parceria institucional entre a Liga Portuguesa Contra o Cancro e Fortimel, uma marca da Danone Nutricia Unipessoal, Lda. Siga as recomendações do seu profissional de saúde. Fortimel é um alimento para fins medicinais específicos para a gestão nutricional da malnutrição associada a doença. Deve ser usado sob supervisão médica. Exclusivamente para uso entérico.