A Galp acaba de em Esmoriz, junto à A29, um novo hub de carregamento elétrico, equipado com os primeiros carregadores ultrarrápidos da Siemens fabricados em Portugal.

Os novos carregadores, modelo Sicharge D, oferecem 12 tomadas com uma potência de até 300 kw, permitindo carregar 100 km de autonomia em apenas seis minutos.

“Consolidamos a nossa posição de liderança neste segmento com uma estratégia que combina investimentos em mais pontos de carregamento, e mais rápidos, e em postos Galp que oferecem a melhor conveniência, respondendo às necessidades dos utilizadores e trazendo mais clientes para a jornada da eletrificação”, disse Duarte Martins, responsável pela área técnica de mobilidade elétrica da Galp.

Por seu lado, a Siemens, que produz os novos carregadores Sicharge D na sua unidade de Corroios, lembrou que as novas soluções de carregamento estão preparadas para o futuro da mobilidade elétrica.

“As soluções que instalámos em Esmoriz demonstram o nosso compromisso com a sustentabilidade e a inovação, porque não só respondem às necessidades atuais dos utilizadores de veículos elétricos – disponibilidade, rapidez, fiabilidade, entre outras -, como estão preparadas para os desafios futuros desta área, que será essencial para alcançar os objetivos de descarbonização da economia”, disse João Gouveia, responsável pela eMobility da Siemens Portugal.

Recorde-se que a Galp alcançou em 2024 um novo recorde de utilização da sua rede, com um total de 1,4 milhões de sessões de carregamento, o que representa um crescimento de 40% face a 2023.