
A Ultium Cells, a joint venture entre a General Motors (GM) e a LG Energy Solution, anunciou que esta segunda-feira que está a modernizar as suas instalações em Sprinh Hill, no Tennessee, nos EUA, para produzir células de bateria de baixo custo para veículos elétricos.
A GM já anunciou que as células de bateria de fosfato de ferro-lítio, conhecidas como LFP com base nos símbolos químicos dos elementos, podem ser significativamente mais baratas do que as baterias usadas atualmente em alguns veículos totalmente elétricos, em parte porque não exigem minerais caros como cobalto e níquel, materiais que são utilizados nas baterias de iões de lítio, as mais comuns.
“Esta atualização da fábrica de Spring Hill vai permitir aumentar a produção de tecnologias de células LFP de menor custo nos EUA, complementando as nossas soluções ricas em níquel e futuras soluções de lítio e manganês e diversificando ainda mais o nosso portfólio de veículos elétricos”, disse Kurt Kelty, vice-presidente de baterias, propulsão e sustentabilidade da GM, em comunicado.
O anúncio da ampliação da fábrica da Ultium ocorre numa altura em que GM está a trabalhar numa nova tecnologia de bateria para servir os maiores SUVs e pick-ups elétricas da marca. A Ultium já fez saber que espera iniciar a produção das células LFP no final de 2027.