O popular chef de cozinha Gordon Ramsay foi submetido a um tratamento para remoção de um cancro de pele. A partilha foi feita pelo próprio chef britânico, de 58 anos, através da rede social Instagram.

O britânico, de 58 anos, publicou uma fotografia da zona do corpo onde foi realizada a intervenção médica. Na descrição, agradeceu à equipa hospitalar que o acompanhou e apelou aos fãs para que não se esqueçam de usar protetor solar.

Apesar do susto, Gordon Ramsay não perdeu o sentido de humor que lhe é característico: “Prometo que não é um lifting facial! Nesse caso, teria de pedir um reembolso…”

O que é um carcinoma basocelular?

Como explica a página oficial da CUF, o carcinoma basocelular pode manifestar-se como uma ferida que não cicatriza, uma crosta que sangra facilmente e volta a formar-se, um pequeno nódulo ou uma mancha rosada ou acastanhada que aumenta de tamanho.

A principal causa é a exposição prolongada aos raios ultravioleta (sol ou solários), que podem danificar o DNA das células da pele. O diagnóstico deve ser feito por um dermatologista, sobretudo perante feridas que não saram em duas semanas, lesões que sangram com facilidade ou cicatrizes sem causa aparente.