
Habitação jovem, acesso ao mundo do trabalho e saúde mental foram as prioridades assumidas pela nova direcção da JSD Madeira, durante o I Conselho Regional da organização juvenil, que teve lugar na passada sexta-feira, no Hotel Dom Pedro, em Machico.
"Este Conselho Regional assinalou não só a renovação das lideranças da JSD Madeira, mas também a afirmação da sua missão como força activa na definição de políticas públicas com impacto directo na juventude madeirense", refere a estrutura em comunicado de imprensa.
Em concreto, a JSD defende: "a criação de políticas públicas que promovam habitação acessível, incentivem o emprego e o empreendedorismo juvenil, e reforcem os apoios à saúde mental, com enfoque na prevenção e na proximidade dos serviços".
"Temos de olhar nos olhos dos outros, estudar e agir com missão e certeza. Podemos não concordar sempre, mas partilhamos os mesmos objetivos. A diversidade cria valor", destacou o seu presidente, Bruno Melim, acrescentando que "o debate político deve ser encarado de forma natural e descomplexada".
A nova liderança sublinhou ainda "o compromisso da JSD com a organização interna e com o trabalho coordenado entre concelhias e estruturas locais". "É essencial que o nosso trabalho seja complementar, que se articule de forma eficaz e que contribua para fazer a diferença nos territórios", afirmou Bruno Melim.
O encontro serviu também para lançar o plano político para os próximos meses, que incluirá as eleições dos Órgãos Locais das Concelhias da JSD na Região, a tradicional Festa do Chão da Lagoa e a Semana da Juventude.
Foi ainda reforçada "a importância da mobilização da juventude para as eleições autárquicas, com uma estratégia focada na capacitação e envolvimento dos jovens em projetos locais", dá conta a mesma nota.
“Acreditamos nos jovens como agentes de mudança. Queremos vê-los a assumir responsabilidades políticas nos seus concelhos”, rematou o presidente da JSD.