A Hyundai Motor anunciou esta quinta-feira uma queda no lucro operacional do segundo trimestre, pressionado pelas tarifas dos EUA sobre veículos e peças que começaram a pesar sobre os lucros. A empresa sul-coreana alertou ainda para um impacto ainda maior nos resultados do terceiro trimestre

A Hyundai revelou que registou um lucro operacional de US$ 2,64 mil milhões no período de abril a junho, uma queda de 16% em relação ao mesmo período no ano anterior.

O construtor automóvel referiu que as tarifas dos EUA custaram US$ 606,37 milhões no segundo trimestre, e que o impacto será maior no período de julho a setembro.

A marca sul-coreana aguarda que as tarifas dos EUA sobre os carros coreanos “caiam um pouco” dos atuais 25%, mas é difícil prever quanto vai ter lugar uma redução do valore das tarifas impostas por Donald Trump, disse o diretor financeiro da Hyundai Motor, Lee Seung-jo.

Os resultados da Hyundai mostram o que está em jogo para as autoridades da Coreia do Sul, que estão sob pressão para alcançar um acordo comercial com os EUA, depois do Japão e a administração norte-americana já terem chegado a um acordo para reduzir as tarifas para o setor automóvel nipónico.