As Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) anunciaram este domingo uma "pausa tática" nos combates em três zonas da Faixa de Gaza, no âmbito das medidas para lidar com o agravamento da situação humanitária.

O exército israelita afirmou que iria interromper as atividades em Muwasi, Deir al-Balah e na Cidade de Gaza, das 10:00 às 20:00 (das 08:00 às 18:00 em Portugal Continental), até novas ordens.

Os militares disseram ainda que não tinham atualmente operações no terreno nestas três áreas, mas admitiram que houve combates e ataques em cada uma delas nas últimas semanas.

Em comunicado, as IDF indicaram que vão estabelecer corredores humanitários designados para "facilitar a movimentação segura das caravanas da ONU que entregam alimentos e medicamentos à população".

O anúncio surge após meses de alertas de especialistas sobre a fome, devido a restrições israelitas à ajuda humanitária.

As críticas internacionais, incluindo de aliados de Israel, aumentaram com a morte de centenas de palestinianos nas últimas semanas, quando tentavam chegar aos locais de distribuição de alimentos.

Dezenas de camiões cruzam fronteira com ajuda humanitária

Dezenas de camiões com ajuda humanitária atravessaram esta amnhã a fronteira egípcia de Rafah em direção a Gaza, após o anúncio de Israel.

"Dezenas de camiões egípcios com ajuda humanitária começaram a sair do lado egípcio da passagem de Rafah na manhã de domingo em direção à Faixa de Gaza. Os camiões transportam grandes quantidades de alimentos, farinha e suprimentos essenciais para infraestruturas, como parte dos esforços contínuos do Egito para aliviar a crise humanitária que se agrava na Faixa", avançaram televisões estatais egípcias, como a Al Qahera News e a ExtraNews.

Camiões com ajuda humanitária entram na Faixa de Gaza vindos do Egito, na cidade de Rafah, no sul de Gaza, a 12 de fevereiro de 2025.
Camiões com ajuda humanitária entram na Faixa de Gaza vindos do Egito, na cidade de Rafah, no sul de Gaza, a 12 de fevereiro de 2025. Abdel Kareem Hana / AP

Ambas as emissoras mostraram imagens ao vivo dos camiões a deixar o território egípcio, embora não tenham indicado, até ao momento, o número de veículos que estão a atravessar a fronteira.

Pausa horas após novos bombardeamentos

Também hoje, horas antes as IDF retomaram os lançamentos aéreos de ajuda humanitária para a Faixa de Gaza.

"Em conformidade com as orientações da liderança política, as IDF realizaram recentemente um lançamento aéreo de ajuda humanitária como parte dos esforços para permitir e facilitar a entrada de ajuda na Faixa de Gaza", afirmou o exército.

De acordo com um comunicado, publicado na plataforma de mensagens Telegram, o lançamento aéreo, realizado em coordenação com organismos internacionais e o COGAT (organismo israelita que gere os assuntos civis), incluiu sete paletes com farinha, açúcar e alimentos enlatados.

Horas antes, o exército israelita e os Emirados Árabes Unidos tinham anunciado a retoma do lançamento aéreo de ajuda na Faixa de Gaza.