A Jeep está a provar que o Compass, apesar de estar no mercado há oito anos, ainda tem muito para dar. A aumentar em popularidade, o SUV acumulou 84.474 vendas nos EUA até setembro de 2024—um impressionante aumento de 18% em comparação com o mesmo período do ano passado. Mas, assim como a expectativa cresce, a Jeep revelou o próximo capítulo para o Compass, provocando uma nova versão que fará a sua grande estreia na Europa.

O esboço teaser de hoje oferece uma visão tentadora do futuro. A Jeep confirma que o Compass será totalmente elétrico, dando o salto para a avançada plataforma STLA Medium. Mas não se preocupem, puristas—opções tradicionais de motor de combustão interna (ICE) e híbridas ainda estarão disponíveis, garantindo que haja um Compass para cada tipo de condutor. Considerado o “modelo mais globalmente disponível” da Jeep, o Compass está a preparar-se para conquistar mercados em todo o mundo com a sua diversificada gama de configurações.

O lançamento da produção começa na fábrica da Stellantis em Melfi, Itália, no próximo ano, com planos de expandir a produção para a América do Norte e outras regiões até 2026. Nos EUA, o Compass de próxima geração será posicionado entre o próximo Renegade e o robusto Recon, além de um novo veículo utilitário misterioso programado para ser lançado até 2027, de acordo com o roteiro de produtos da Stellantis de junho.

As dicas do teaser sugerem que o novo Compass terá mudanças evolutivas, possivelmente incluindo um novo design do vidro lateral e uma distancia entre eixos alargada entre os pilares C e D, sinalizando uma pegada ligeiramente maior. Isso alinha-se com a abordagem da Stellantis, já vista em outros modelos como o Peugeot 3008 e 5008, o Opel Grandland e o próximo Citroën C5 Aircross—todos construídos na mesma versátil plataforma STLA Medium.

Espere que o Compass elétrico da Jeep siga os passos dos seus irmãos europeus, como o Peugeot E-3008, que apresenta uma autonomia de até 700 quilómetros por carga e oferece opções de tração dianteira e integral com várias capacidades de bateria e velocidades de carregamento. Com estas especificações impressionantes, a nova proposta da Jeep está prestes a tornar-se uma concorrente formidável no mercado de crossovers elétricos, combinando o seu ADN robusto com tecnologia de ponta.

À medida que o Compass se prepara para dominar tanto os segmentos elétrico como os de motor de combustão, uma coisa é certa: as ambições globais da Jeep estão a avançar a todo vapor.