O Fórum Madeira Global 2025 reúne, ao longo desta quinta-feira, no Centro de Congressos da Madeira, 350 congressistas vindos de vários países onde vivem comunidades madeirenses. Um evento que surge com o propósito de "aprofundar os laços que une todos os madeirenses" espalhados pela Diáspora, numa organização do Governo Regional da Madeira, através da Direcção Regional das Comunidades e Cooperação Externa.

Ao director regional, segue-se o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Emídio Ferreira dos Santos Sousa, bem assim o presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque.

Ainda durante a manhã será lançado o livro ‘Diáspora – As Pontes que Unem a Madeira ao Mundo’, uma obra em dois volumes coordenada por Sónia Silva Franco, da Arteleia. A apresentação será moderada por Ricardo Miguel Oliveira e contará com intervenções de Sancho Gomes, director regional das Comunidades, e da autora.

À tarde, destaque para a mesa-redonda ‘Identidade e Desenvolvimento’, com moderação de Gil Rosa e participação de António Martins da Cruz, Cátia Ornelas, Paulo Santos e Sancho Gomes. Será ainda lançado o ‘Espaço Participação’, um momento de diálogo aberto entre os congressistas e a DRCCE.