A Mazda decidiu celebrar os 35 anos do MX-5, com uma versão especial destinada ao mercado japonês. Trata-se da edição “35th Anniversary Model” que estreia a cor Artisan Red Premium Metallic.
Esta versão especial de aniversário do icónico modelo da marca de Hiroshima estará disponível em ambas as versões de carroçaria, soft top, de capota de lona, e RF, de capota rígida retráctil electricamente.
O grande destaque desta edição de aniversário é a pintura da carroçaria em Artisan Red Premium Metallic, uma pintura especial que é a quarta na Mazda a recorrer à técnica de aplicação única denominada “Takuminuri”, tecnologia que produz uma pintura de elevada precisão e qualidade numa linha de produção em massa, parecendo ter sido pintada à mão por um artesão especializado.
Sob a incidência direta da luz assiste-se ao brilho intenso de um vermelho finamente granulado e transparente, enquanto nas áreas sombreadas, que são o tom base, há uma expressão de elevado contraste, que cria uma profundidade e riqueza sólidas, realçando a força e a beleza das formas.
Estreada no Mazda CX-80, SUV topo de gama da Mazda lançado recentemente, esta cor estreia-se agora no popular roadster, num exclusivo desta sua versão de aniversário.
Em termos de equipamento e para além dos conteúdos normalmente presentes nas versões topo de gama comercializadas no Japão, estas versões contam, no exterior, com uma placa numerada, colocada junto à cava da roda traseira, e jantes de 17’’, em alumínio com 8 raios duplos e pintura brilhante.
Já o interior é pautado pelo uso de pele em castanho-clara no tablier, nas portas e nos bancos, estes contando com apoios de cabeça com gravação “35 th Anniversary”, bem como nas costuras do volante, do manípulo das mudanças e da alavanca do travão de estacionamento, para além de decorações em vermelho-escuro no interior das saídas de ventilação e tapetes e sobretapetes em castanho mais escuro, que complementam o conjunto, contrastando com os elementos em preto.
A Mazda fez saber que vai produzir para o mercado japonês 1.000 unidades, desta versão de aniversário, divididas entre a versão de capota de lona, comercializada apenas com o motor Skyactiv-G de 1,5 litros com 132 cv e caixa manual de seis velocidades, e a variante de teto rígido retrátil, equipando-se com o motor Skyactiv-G de 2,0 litros com 184 cv e caixa manual de seis velocidades ou transmissão automática também de seis relações.