A Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation (MFTBC), a Mitsubishi Motors Corporation (Mitsubishi Motors), a Ample Inc. (Ample) e a Yamato Transport, vão testar uma rede de 14 estaçõs de troca de baterias na cidade de Tóquio, que vai ser 150 veículos comerciais.

O programa piloto agora anunciado, vai arrancar em setembro e segue-se a outro projeto piloto de menor dimensão realizado em Kyoto no ano passado.

O projeto utilizará veículos elétricos, incluindo o e eCanter da Mitsubishi Fuso e o Minicab 100% elétrico da Mitsubishi Motors (um veículo elétrico comercial da classe kei-car com design monocaixa) para atender frotas de entrega comercial.

A Yamato Transport, o maior grupo de transporte e logística do Japão e líder em eletrificação, será o primeiro grande cliente da iniciativa e vai concentrar-se nas entregas de último quilómetro. Por seu lado, a norte-americana Ample vai fornecer a tecnologia de troca de baterias para as plataformas de veículos elétricos participantes neste projeto e instalar e operar as estações de troca de baterias.

Um dos objetivos deste projeto, é minimizar o tempo de inatividade dos veículos durante o carregamento. O consórcio de Tóquio visa tempos de troca de baterias de apenas 5 minutos. Ao contrário do carregamento ou reabastecimento convencionais, a troca de baterias é totalmente automatizada, os condutores não precisam sair dos veículos. As estações compactas e de rápida implantação da Ample oferecem uma solução prática para frotas de grande utilização em ambientes urbanos densos como Tóquio.

A implantação futura das estações de troca de bateria também poderá fornecer serviços de rede, como o armazenamento de energia renovável, fortalecendo ainda mais sua contribuição para a redução das emissões de gases de efeito estufa.

A Mitsubishi revelou que um dos objetivos deste projeto “é demonstrar como a troca de baterias pode atender às procuras reais de operadores de veículos elétricos comerciais e estabelecer uma base para a troca de baterias comerciais na maior cidade do Japão”.

A iniciativa apoia diretamente a ambiciosa meta climática do Japão, que abrange toda a economia, de alcançar a neutralidade de carbónica até 2050.

Recorde-se que o setor de transportes foi responsável por cerca de 19% das emissões totais de CO2 do país em 2022, tornando a eletrificação da frota comercial uma prioridade estratégica nos esforços de descarbonização do Japão.