A Nio, marca chinesa de veículos 100% elétricos, pode estar a planear lançar o seu primeiro modelo híbrido em 2026, e tudo aponta para que a aposta híbrida seja destinada apenas aos mercados de exportação, como o europeu.

Segundo avança a “Reuters”, o desenvolvimento de um modelo híbrido tem como objetivo fazer face aos desafios impostos às marcas chinesas, nomeadamente na Europa, com o aumento das taxas aduaneiras, bem como fazer face à reduzida infraestrutura de carregamento elétrico existente em alguns mercados, caso do Médio Oriente.

Recorde-se que a Nio já fez saber que vai apresentar o primeiro modelo da marca Firefly no evento anual que terá lugar a 21 de dezembro, um modelo que a Nio pretende que tenha um preço mais acessível, que vai ser comercializado a nível global, e que vai estar dotado de um design que promete atender as preferências dos consumidores europeus.

O que se desconhece para já é se o novo Firefly vai contar com uma motorização híbrida, depois da Nio ter garantido que a nova gama vai dispor de tecnologia elétrica, sem adiantar detalhes.

Recorde-se que a União Europeia impôs em outubro novas tarifas de mais de 20% sobre os veículos 100% elétricos produzidos na China, medida prevista para estar em vigor durante os próximos cinco anos, e que acresce à taxa de importação existente de 10%.

Apesar das novas taxas penalizarem os modelos 100% elétricos fabricados na China, os modelos híbridos não estão, ainda, sujeitos a estas taxas, podendo assim incentivar os planos de exportação de veículos híbridos para o mercado europeu por parte dos construtores chineses.