
A Jeep revelou finalmente a nova geração do Compass, modelo que desde o seu lançamento em 2006 já vendeu mais de 2,5 milhões de unidades, sendo por isso um dos modelos mais populares da marca.
A nova geração do SUV compacto da Jeep, mantem-se fiel às suas origens, com o visual exterior a revelar as suas capacidades de robustez e de todo-o-terreno, que combinam com uma imagem moderna e dimensões mais generosos.

Desta forma, o novo Compass segue a linha do Avenger, ostentando uma frente marcada pela inconfundível grelha de sete aberturas, cavas das rodas trapezoidais e as proteções de revestimento robustas. Além disso, o Compass beneficia de um coeficiente de arrasto melhorado, graças a ajustes aerodinâmicos que permitem um Cx inferior a 0,30, uma melhoria de cerca de 10% face ao anterior Compass, o que foi possível alcançar com recurso a uma grelha frontal com cortina ativa, integrada no para-choques, conduta de ar nas rodas dianteiras e traseiras, os afilados extremos posteriores da carroçaria, bem como um fundo totalmente coberto.
Nota ainda para os para-choques reforçados que proporcionam uma proteção melhorada para ambientes urbanos e todo-o-terreno. Além disso, para garantir uma melhor proteção, o radar do veículo foi reposicionado para evitar danos em espaços apertados ou ao encontrar obstáculos.
O novo Jeep Compass está disponível seis cores de carroçaria: Hawaii Green, Pacific Blue, Antarctica White, Amazonia Brown, Yosemite Grey e Volcano Black.

No interior, o Compass oferece mais espaço e uma maior versatilidade, continuando a ser um dos veículos mais compactos fabricados a partir da plataforma STLA Medium, da Stellantis, com apenas 4,55 m de comprimento total.
Desta forma, a nova geração do SUV compacto da Jeep oferece agora 55 mm de espaço adicional para as pernas, um compartimento de arrumação interior dianteiro maior, com 34 litros, e uma capacidade de bagageira aumentada em 45 litros, atingindo os 550 litros. A divisão do banco traseiro 40/20/40, de série em todas as versões, permite a máxima flexibilidade, tornando-o tão funcional para o transporte de passageiros como de carga.

Em matéria de tecnologia destaca-se o novo sistema de infoentretenimento que oferece um painel de instrumentos de 10″ e um maior ecrã central de 16″, enquanto os serviços conectados garantem que o veículo estará sempre atualizado, recebendo atualizações OTA (over-the-air) ao longo de todo o ciclo de vida, e a condução autónoma de nível 2 promete apoiar os condutores em viagens mais longas ou em áreas urbanas congestionadas. Tudo isto será de série em toda a gama. E a experiência pode ser ainda melhorada com o head-up display, mudança de faixa semiautomática, iluminação Matrix LED e acesso ao telemóvel.
Com uma gama completa de grupos propulsores, todos eletrificados, embora em diferentes patamares, com um híbrido 48V de 145 cv, um híbrido Plug-in de 195 cv e 3 versões 100% elétrica, que vão desde os 213 cv na versão de tração dianteira até aos impressionantes 375 cv na versão de tração integral.

Para atingir estes impressionantes 375 cv, a Jeep introduziu na plataforma, em exclusivo para a marca, um novo motor elétrico traseiro dedicado e mais potente que fornece 49 kW adicionais de potência de pico e até 232 Nm de binário. Associando isto está um redutor traseiro de 14:1, traduz-se num impressionante binário de 3.100 Nm disponível nas rodas traseiras. Isto proporciona a máxima tração nas situações mais difíceis, com a capacidade de subir uma inclinação de 20%, mesmo com zero tração nas rodas dianteiras.
O carregamento elétrico também está ao nível dos padrões mais elevados, com uma solução rápida DC de 160 kW que oferece um tempo de carregamento de 30 minutos (20-80%) e um carregador de bordo até 22 kW. A nível de autonomia, o Compass EV, dispões de até 650 km
Para assinalar o lançamento da nova geração do Compass, a Jeep vai contar uma versão First Edition do Compass, uma oferta especial única, por tempo limitado. Desde o início, os clientes podem escolher entre dois grupos propulsores: um e-Hybrid de 48V com 145 cv de potência, ou uma variante 100% elétrica com 213 cv.

Como seria de esperar e honrando o ADN da Jeep, o novo Compass surge perfeitamente ajustado a uma utilização quotidiana, e apto para aventuras fora de estrada, com as conhecidas aptidões de todo-o-terreno, beneficiando para isso de uma suspensão que oferece uma afinação diferente da de outros modelos assentes na mesma base, dotada de molas, amortecedores e barras estabilizadoras específicos, a que se junta uma altura ao solo de até 200 mm, +10 mm que o seu antecessor, uma capacidade de vau de até 470 mm, ângulo de ataque de 20°, ângulo de saída de 26°, e ângulo ventral de 15°. Estes – valores aumentam nas versões 4×4, para 27°, 31° e 31°, respetivamente, com idênticas melhorias em termos da altura ao solo e da capacidade de vau.
A versão First Edition resume os principais pilares do desenvolvimento do novo Compass. Ostenta caraterísticas distintivas como jantes de até 20’’, faróis de matriz LED, tudo isto mantendo o inconfundível design robusto da Jeep. A sua capacidade brilha com ângulos todo-o-terreno otimizados e o sistema Select Terrain, complementado por uma proteção de 360° que preserva a parte inferior do veículo de arranhões – seja na cidade ou em passeios aventureiros. O conforto é uma prioridade com bancos estofados em tecido e vinil e com função de aquecimento de série, dispondo de ajuste manual de 6 vias e ajuste lombar de 2 vias para o condutor.

A segurança é outra pedra angular do novo Compass, apresentada na First Edition com capacidades de condução autónoma de nível 2, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e uma câmara de estacionamento traseira. A oferta também inclui um pacote opcional simplificado com comodidades como bancos ventilados e com massagem, um teto de abrir e assistência semiautomática à mudança de faixa.
A Jeep anunciou ainda que a versão First Edition já está disponível para encomenda, com entregas previstas para o quarto trimestre de 2025 com um preço que arranca nos €41.000 para a variante First edition 1.2 e-Hybrid de 145cv, e um preço de €51.750 para a versão 100% elétrica com 213 cv.
