A participação cívica dos jovens é um dos grandes desafios das democracias contemporâneas, numa altura em que os dados apontam para uma redução da intervenção dos mais novos no exercício mais formal da democracia.

Em Portugal, a associação MyPolis tem se destacado ao criar ferramentas inovadoras, nomeadamente jogos e dinâmicas colaborativas, que ajudam a descomplicar e a aproximar a relação entre jovens e instituições políticas, tornando a democracia mais acessível, inclusiva e, acima de tudo, divertida.

TOMAS ALMEIDA

No episódio do podcast "Futuro do Futuro", Pedro Miguel Coelho conversa com Bernardo Gonçalves, diretor e fundador da MyPolis, e Nadine Alves, gestora de comunicação e redes sociais, sobre as estratégias de implementação, a aprendizagem que têm feito no processo, e o impacto que já t^wm conseguido nas comunidades onde intervêm.

O projeto, iniciado há pouco mais de seis anos, já chegou ao estrangeiro, com implementação em escolas e localidades na Bélgica, Espanha, Itália, Hungria, Moçambique e Polónia. Um dos casos que destacam é mesmo o de uma escola húngara, em Budapeste, onde em resposta a uma “crescente perceção de insegurança”, os alunos decidiram organizar uma “feira intercultural” para aproximar as várias comunidades residentes no bairro de Ferencváros.

Conheça estas e outras histórias no episódio desta terça (2) de “O Futuro do Futuro”, disponível nos sites do Expresso, da SIC e da SIC Notícias e nas aplicações de podcasts.