O movimento islamita palestiniano Hamas libertou este sábado mais três reféns, no âmbito do acordo de cessar-fogo com Israel. O luso-israelita Ofer Calderon foi libertado, assim como Keith Siegel e Yarden Bibas.
Eis o que se sabe sobre os três homens, de acordo com a agência France-Presse:
Ofer Kalderon, 54 anos
Ofer Kalderon foi raptado do Kibutz Nir Oz, juntamente com os dois filhos, Erez e Sahar, na altura com 12 e 16 anos, respetivamente. Os dois adolescentes foram libertados durante as primeiras tréguas, em novembro de 2023.
De nacionalidade franco-israelita, o homem de origem sefardita naturalizou-se português em outubro de 2023, pouco depois de ser raptado, de modo a facilitar as negociações para a sua libertação.
É carpinteiro e praticante de BTT, segundo o Fórum das Famílias. E passou os últimos dois aniversários em cativeiro.
Yarden Bibas, 35 anos
Yarden Bibas foi libertado sem a mulher, Shiri Bibas, e os dois filhos. Kfir, o mais novo dos reféns, tinha oito meses e meio na altura da sua captura, e Ariel tinha quatro anos.
O destino das duas crianças e da mãe é motivo de preocupação em Israel. O Hamas anunciou em novembro de 2023 que tinham morrido num ataque israelita, o que Israel nunca confirmou.
A mãe e os dois meninos, a única mulher e as únicas crianças ainda mantidas como reféns em Gaza, fazem parte da lista de 33 reféns a libertar durante a primeira fase do acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas. Mas Israel avisou que oito desses reféns tinham morrido, sem especificar quais.
A 7 de outubro de 2023, Yarden Bibas foi capturado no Kibbutz Nir Oz, nos limites da Faixa de Gaza, e separado do resto da família. Foi filmado a ser levado por homens armados com a cabeça ensanguentada. Os sogros, Margit e Yossi Silberman, foram mortos.
Soldador de profissão, Yarden Bibas, que completou 35 anos em cativeiro, era conhecido antes de ser raptado como um “bon vivant”. Segundo o Fórum das Famílias de Reféns, tinha pedido a mulher em casamento em Itália.
Yarden Bibas já se reencontrou com a família. O momento foi divulgado em vídeo pelo exército israelita e mostra Bibas a abraçar o pai e a irmã, num reencontro emotivo que acontece depois de 484 dias de cativeiro.
Keith Siegel, 65 anos
O americano-israelita Keith Siegel, um terapeuta ocupacional que completou 65 anos em cativeiro, foi raptado no Kibbutz Kfar Aza, juntamente com a mulher Aviva Siegel, que foi libertada durante as tréguas de novembro de 2023.
Os militantes do Hamas "abriram simplesmente a porta. Estávamos lá sentados de pijama. E levaram-nos... de uma forma muito brutal: empurraram o Keith e partiram-lhe as costelas", disse Aviva Siegel à AFP.
O casal tem quatro filhos e cinco netos.
Keith Siegel apareceu em lágrimas num vídeo do Hamas, a 27 de abril de 2024, no qual diz que estava assustado.
A quarta troca de reféns
O cessar-fogo entre o Israel e o Hamas está em vigor há quase duas semanas. Este sábado cumpriu-se a quarta troca de reféns.
Como moeda de troca pelos três reféns libertados, Israel deverá libertar ainda este sábado 183 prisioneiros palestinianos.