O Papa Francisco, ainda a recuperar de uma grave pneumonia, apareceu este domingo de manhã na varanda da Basílica de São Pedro, no Vaticano, para dar a tradicional bênção "Urbi et Orbi".

"Feliz Páscoa", disse o Papa, que apareceu numa cadeira de rodas perante os milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro para a festa mais importante do calendário cristão.

Visivelmente fragilizado e ainda a recuperar de uma pneumonia, disse apenas uma breves palavras e foi o mestre de cerimónia que leu a mensagem escrita pelo Papa. Num texto focado na paz e nos conflitos pelo mundo, Francisco afirmou que só é possível alcançar a paz com um verdadeiro desarmamento.

O Papa apelou a um cessar-fogo imediato em Gaza, onde a situação é "dramática e deplorável". Pediu também ao Hamas para libertar os restantes reféns e condenou "o clima de crescente antissemitismo que se está a espalhar pelo mundo".

“Expresso a minha proximidade aos sofrimentos do povo israelita e do povo palestiniano. Apelo às partes beligerantes: façam um cessar-fogo, libertem os reféns e venham em socorro de um povo faminto que anseia por um futuro de paz."

Francisco tem estado afastado das celebrações da Semana Santa para recuperar de uma pneumonia. Ainda assim, o chefe da Igreja Católica tinha manifestado o desejo de estar presente na bênção "Urbi et Orbi".

Normalmente, o Papa preside a pelo menos oito cerimónias no Vaticano durante a Semana Santa, que culmina com a Missa do Domingo de Páscoa, quando dezenas de milhares de pessoas se reúnem na Praça de São Pedro para celebrar o dia em que acreditam que Jesus ressuscitou dos mortos.

Papa encontrou-se com vice-presidente dos EUA

Antes de aparecer na varanda da Basílica de São Pedro, o Papa teve uma reunião privada com o vice-presidente dos Estados Unidos da América, JD Vance, confirmou o Vaticano num comunicado.

Divisione Produzione Fotografica

Vance conheceu Francisco na sua residência no Vaticano, onde trocou saudações de Páscoa, adiantou o comunicado.

"O Papa Francisco teve um breve encontro privado ... com duração de alguns minutos, a fim de trocar saudações de Páscoa."

Vance e o Papa manifestaram posições profundamente diferentes sobre a migração e os planos do Governo Trump de deportar migrantes em massa.