
O Parlamento Europeu (PE) acolhe na terça-feira o Fórum das Regiões Ultraperiféricas - POSEI, defendendo os organizadores a atualização do envelope financeiro para a agricultura e o restabelecimento do programa de compensação para as pescas.
O evento é coorganizado pelo eurodeputado Paulo do Nascimento Cabral (PSD) e os representantes espanhóis Gabriel Mato (PP) e Juan Fernando López Aguilar (PSOE).
A iniciativa, defendeu Nascimento Cabral em comunicado, "surge num momento absolutamente decisivo, imediatamente antes da publicação da próxima proposta do novo Quadro Financeiro Plurianual (2028/2034)".
O eurodeputado açoriano defendeu que "é urgente atualizar o envelope financeiro do POSEI Agricultura, que não é revisto desde 2003 e já sofreu uma depreciação superior a 40% ao longo destes anos" e, no que respeita ao POSEI Pescas, o eurodeputado apelou à necessidade de restabelecimento deste programa.
Os organizadores querem ainda a criação "de um programa tipo POSEI para os transportes que assegure boas acessibilidades de e para estas regiões, promovendo a sua integração no mercado único europeu e reforçando a sua competitividade", salientou Nascimento Cabral.
Portugal (Açores e Madeira), Espanha e França são os Estados-membros com RUP nos seus territórios.