A Porsche está a comemorar o 75º aniversário da produção de automóveis na fábrica de Zuffenhausen, em Estugarda, na Alemanha. O primeiro modelo a ser produzido naquela unidade de produção foi o Porsche 356 que saiu da linha de montagem a 6 de abril de 1950.

A Porsche começou a sua atividade em Zuffenhausen em 1938, inicialmente como um escritório de construção. A produção própria de automóveis com a marca Porsche só começou após a Segunda Guerra Mundial.

Desta forma, no dia 8 de junho de 1948, o Porsche 356 ‘No.1” Roadster recebeu a autorização de circulação. As primeiras 52 unidades do 356 com motor traseiro e bancos traseiros de emergência foram construídas à mão, entre 1948 e 1950 na Áustria, com recurso a carroçarias em alumínio e serviram de modelo para o 356 produzido posteriormente em Estugarda.

Até ao final de 1950, a Porsche produziu 317 automóveis. Devido ao sucesso inicial na competição e à enorme procura nos mercados de exportação, o 356 tornou-se rapidamente num enorme sucesso para a marca.

Em 1963, a Porsche adquiriu a construtora de carroçarias Reutter e o seu vasto know-how com cerca de 1000 colaboradores, o quase duplicou o número de trabalhadores da marca, o que levou a que nesse mesmo ano saísse da linha de produção em Zuffenhausen o primeiro 911, na altura ainda conhecido como 901.

Doi anos mais tarde, a Porsche decidiu colocar um final na produção do 356, o que aconteceu numa altura em que construtor de automóveis desportivos já tinha produzido cerca de 78.000 unidades do icónico modelo.

Durante as décadas seguintes, as instalações de Zuffenhausen cresceram gradualmente, em linha com o aumento de produção. Desta forma, nas décadas de 1970 e 1980, os modelos com motor dianteiro como o 928, 944 e 968 foram construídos nas instalações, em conjunto com o 911.

Já nos anos 80, a produção de carroçarias em Zuffenhausen voltou a atingir os limites de capacidade. A crescente procura por automóveis desportivos exigiu uma expansão das instalações. Por isso, em 1988, foi construída a Werk 5, concebida para uma produção de carroçarias altamente flexível.

Durante décadas, a fábrica de Zuffenhausen foi modernizada de forma contínua através de uma série de conversões, ampliações e novas construções. Neste processo, a Porsche respondeu com criatividade e inovação às crescentes exigências de precisão, eficiência e flexibilidade.

Outra mudança significativa na história da fábrica foi a preparação para o início da produção do Taycan, o primeiro modelo 100% elétrico, que começou a produção em série em 2019.

“Zuffenhausen é e continua a ser a casa dos nossos automóveis desportivos. É aqui que produzimos os automóveis que fascinam o mundo – com uma produção que combina a manufatura e a engenharia há 75 anos”, disse Albrecht Reimold, Member of the Executive Board for Production and Logistics na Porsche AG.