A iniciativa daAgência Espacial Portuguesa que dá a jovens a oportunidade de serem astronautas por um dia vai realizar-se, a partir deste ano, nos Açores, anunciou a agência, que promete uma experiência ainda mais espacial.

O grande destaque da edição de 2025 da iniciativa "Astronauta por um dia" é a descolagem do voo parabólico diretamente da ilha de Santa Maria, marcada para 21 de setembro. É a primeira vez que a simulação de gravidade zero acontece no arquipélago, reforçando a ligação do programa ao contexto espacial português.

Vontade de descentralizar e “iluminar” a ilha espacial

Segundo Marta Gonçalves, gestora de Programas de Educação e Ciência da Agência Espacial Portuguesa, a mudança para Santa Maria resulta da “relação muito forte com o arquipélago dos Açores, mas também da vontade de descentralizar”.

"Sabemos que Santa Maria é uma ilha espacial", acrescentou Marta Gonçalves em declarações à agência Lusa, explicando que, por isso, a experiência que os 30 jovens selecionados terão este ano será diferente e "ainda mais ligada ao espaço".

Três dias de atividades espaciais antes do voo

Antes do voo, os jovens vão participar em três dias de atividades na ilha, com visitas a infraestruturas como o Teleporto de Santa Maria e a estação da Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais (RAEGE).

“É especialmente importante para estes jovens, que já são interessados no espaço, poderem perceber que em Portugal há este tipo de infraestruturas, que são utilizadas e têm um papel relevante até a nível internacional”, destacou Marta Gonçalves.

O voo parabólico será feito a bordo de um Airbus da empresa Novespace, que permite simular as sensações vividas pelos astronautas em ambiente de microgravidade.

Processo de seleção rigoroso, ao estilo da ESA

A edição deste ano recebeu cerca de 700 candidaturas de jovens entre os 14 e os 18 anos. Após uma primeira fase de testes online, que avaliaram competências como memória, perceção espacial e rapidez de resposta, passaram à fase seguinte 250 candidatos.

Desses, 100 foram selecionados para provas de aptidão física e, mais tarde, 50 avançaram para a fase de entrevistas. Foram então escolhidos os 30 finalistas que, antes de embarcarem no voo, têm apenas pela frente os testes médicos.

Desde 2022, já são 91 os jovens que “desafiaram a gravidade”

Criado em 2022, o programa “Astronauta por um dia” realizou-se até agora na Base Aérea de Beja. Com a mudança para Santa Maria, a Agência Espacial Portuguesa reforça o compromisso com a descentralização e com a promoção da ciência e do espaço junto das novas gerações.