Coube a Rafaela Fernandes (PSD) apresentar, esta manhã, no plenário, um voto de congratulação pelo 100.º aniversário do Patronato de São Filipe, obra social a cargo da Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias. Assim, recordou a acção desta instituição na Madeira desde finais do século XIX, cuja “obra social fez a diferença na vida de dezenas de jovens que por diversos motivos foram acolhidas no Patronato”. “Por situações de ausência de estrutura familiar mas também na valência de acolhimento de jovens nos tempos em que não havia vias rápidas, nem escolas fora do Funchal, a única forma de prosseguirem estudos era com pernoita no Funchal”, recordou.

Referiu que “o lema deste centenário traduz muito bem o que tem sido feito ao longo destes anos ‘Cem anos a cuidar, formar e transformar vidas’”. Aliás, esta Congregação tem também uma missão na oferta educativa do ensino particular, nomeadamente no Colégio Santa Teresinha, além de inúmeras missões internacionais.

“O trabalho incansável realizado ao longo de 100 anos assume um valor inestimável, na promoção da proteção e bem-estar das jovens. O centenário constitui um marco histórico pelo exemplo vivo de dedicação ao próximo, de serviço contínuo, de carácter educativo, cultural, espiritual e social”, concluiu Rafaela Fernandes.