O presidente da Câmara Municipal de Machico, Ricardo Franco, fez um balanço muito positivo da edição de 2025 do Madeira Island Ultra Trail (MIUT), sublinhando o sucesso organizativo e o impacto económico que o evento gera para o concelho e para a Madeira.

“Machico voltou a afirmar-se como a casa do MIUT e um destino de excelência para grandes eventos desportivos internacionais”, afirmou Ricardo Franco. O autarca destacou a “forte dinâmica económica e turística” gerada pelo evento, que reuniu cerca de 2.600 atletas de 67 nacionalidades, além das suas famílias e equipas de apoio.

O presidente da autarquia em final de mandato fez questão de frisar que todo o modelo organizativo está preparado para o futuro: “Não diria que a papinha está feita mas é quase. É só seguir o modelo”, declarou, garantindo que Machico está pronto para continuar a acolher o evento nos próximos anos, mesmo com mudanças nos executivos municipais.

Sobre o investimento municipal, Ricardo Franco afirmou que não se arrepende dos cerca de 20 mil euros canalizados para apoiar o evento, valor que inclui vários custos associados à logística. “Não choro e, se fosse o dobro, valeria a pena por tudo o que dinamiza: alojamentos cheios, supermercados cheios, comércio igualmente. Portanto, o retorno é muito”, sublinhou.

Ricardo Franco aproveitou ainda para agradecer “o trabalho de todos os voluntários, forças de segurança, serviços municipais e entidades parceiras” que, uma vez mais, contribuíram para o sucesso da edição de 2025. O MIUT é, nas suas palavras, “parte da identidade de Machico e da Madeira”, sendo uma vitrine privilegiada para mostrar ao mundo a beleza natural e a hospitalidade da Região.