Já é conhecido o nome do novo Papa, o norte-americano Robert Prevost, de 69 anos.

O recém-eleito sumo pontífice, 267.º líder da Igreja Católica, adopta o nome de Leão XIV.

Trata-se do primeiro Papa norte-americano da história.

Robert Francis Prevost, antigo prefeito do influente Dicastério para os Bispos, nasceu em Chicago, e tem opiniões próximas às do Papa Francisco. Passou muitos anos como missionário no Peru, antes de ser eleito chefe dos Agostinianos por dois mandatos consecutivos.

Nas suas primeiras palavras, perante os milhares de fiéis que enchem a Praça de São Pedro, o novo Papa vincou que a Igreja deve procurar a paz e deve estar aberta a todos.

Robert Prevost é o novo Papa
Robert Prevost é o novo Papa Foto FABIO FRUSTACI/EPA

Leão XIV é licenciado em Matemática, pela Universidade de Villanova (1977), a que se junta um mestrado em Divindade pela União Teológica Católica de Chicago e uma licenciatura e um doutoramento em Direito Canónico pelo Pontifício Colégio de São Tomás de Aquino em Roma. A sua tese de doutoramento foi sobre 'O papel do prior local na Ordem de Santo Agostinho'.

Foi nomeado, em Novembro de 2014, administrador apostólico da diocese peruana de Chiclayo, elevando-o à dignidade episcopal como bispo titular de Sufar, tendo sido ordenado bispo pouco depois. Tem como lema episcopal "In Illo uno unum", palavras que Santo Agostinho pronunciou num dos seus sermões, que pode ser traduzida como "no único Cristo somos um".

Assumiu outros cargos no seio da Igreja Católica no Peru e a 30 de Janeiro de 2023, o Papa o chamou a Roma como Prefeito do Dicastério para os Bispos e Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, promovendo-o a arcebispo. Foi nomeado cardeal no Consistório de 30 de Setembro desse mesmo ano, pelas mãos do Papa Francisco.